O Brasil divulgou na sexta-feira (24) que há um total de 17 casos confirmados para a varíola dos macacos – monkeypox –, dos quais 11 em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul e quatro no Rio de Janeiro. Outros dez seguem em investigação. Do total, cinco seriam autóctones, o que significa que houve transmissão local da doença. Dois deles no Rio de Janeiro e três em São Paulo.
O Ministério da Saúde foi notificado de três novos casos da doença no país, dois no estado do Rio de Janeiro e outro no estado de São Paulo, confirmados pelos laboratórios da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz)-RJ e Adolf Lutz em São Paulo.
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Os dois casos do Rio de Janeiro já haviam sido confirmados pela prefeitura na noite de quinta-feira (23).
Em São Paulo, é um caso importado, com histórico de viagem para a Europa. O paciente é homem, 29 anos, residente na capital paulista. Conforme informações do MS, os casos apresentam quadro clínico estável, sem complicações e estão sendo monitorados pelas Secretarias de Saúde dos estados e municípios.
São Paulo
Na quinta (23), o ministério foi notificado de três casos autóctones confirmados para a varíola dos macacos no estado de São Paulo, de acordo com a pasta. São três pacientes do sexo masculino, residentes na capital paulista, com idade de 24 a 37 anos, sem histórico de viagem para países com casos confirmados.
O MS informa que os casos ainda estão em investigação para a busca de vínculos de transmissão. Eles estão isolados, com quadro clínico estável, sem complicações e sendo monitorados pelas Secretarias de Saúde do Estado e do município.