Você já parou pra pensar quão competente o comandante precisa ser pra interpretar e controlar simultaneamente todos os instrumentos e comandos de controle de um avião? Se o piloto não analisar todas as informações disponíveis e considerar apenas um ou outro instrumento, ignorando os demais, o risco de erro de percurso ou acidente é grande.
Assim como não é possível realizar um voo seguro baseando-se apenas no velocímetro de um avião, indicadores financeiros não são suficientes para garantir que uma empresa esteja caminhando na direção certa. O gestor precisa visualizar o desempenho da organização como um todo, não apenas de uma ou outra área isoladamente. Imagine que a área comercial esteja tendo excelentes resultados, mas que o setor de logística tenha dificuldades em acompanhar esse crescimento e muitos pedidos acabem sendo entregues com atraso aos clientes. Observe que mesmo tendo resultados positivos em vendas, os problemas em logística certamente prejudicarão a empresa em negociações futuras.
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Não pretendo defender que esse ou aquele indicador seja melhor ou mais importante para a tomada de decisão, mas sim que os gestores precisam é de um conjunto equilibrado de informações que demonstrem a real situação da organização, pois somente assim será possível entender o impacto sistêmico nos resultados. Pensando desta forma, muitas organizações passaram a utilizar uma metodologia criada em 1992 pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton,denominada Balanced Scorecard (Indicadores Balanceados de Desempenho).
Esse modelo permite descrever a estratégia de forma muito clara através de objetivos em quatro perspectivas (financeira, mercadológica, processos internos e aprendizado & inovação), sendo todos eles relacionados entre si através de uma relação de causa e efeito. Pressupõe que a escolha dos indicadores para a gestão de uma empresa não deve se restringir a informações econômicas ou financeiras, deve monitorar também o desempenho de mercado junto aos clientes, as inovações e tecnologias e o desempenho dos processos internos. Isto porque, a somatória das pessoas, tecnologias e inovações, se bem aplicada aos processos internos das empresas, alavancarão o desempenho esperado no mercado junto aos clientes e trarão à empresa os resultados financeiros esperados.
Percebam que a utilização dessas perspectivas dá suporte à tomada de decisão, pois reúne os elementos-chave para acompanhar o cumprimento da estratégia e promover o alinhamento do planejamento estratégico com as ações operacionais da empresa. Dessa forma é possível gerar uma série de benefícios, como integração de medidas financeiras e não-financeiras, comunicação e feedback da estratégia, garantia de foco e alinhamento organizacional, entre outros. Entretanto, não pode ser considerada como única alternativa para todos os males do planejamento e da administração estratégica.
Essa metodologia não é milagrosa e jamais dará resultados por si só, por isso é preciso que além do método existam pessoas capacitadas e dispostas a utilizá-la da melhor forma, caso contrário, será mais uma tentativa que já nasce morta. Cada organização é única e a gestão deve ser orientada de acordo com a estrutura e estratégia adotada. Pensando dessa forma é preciso assegurar que todos os envolvidos compreendam essas diferenças, pois não basta buscar modelos prontos ou simplesmente copiar o que deu certo ou não no concorrente. Perceba os benefícios de uma visão mais abrangente na sua empresa e usufrua dos resultados. Sucesso a todos!
Veja outros artigos sobre o assunto: