O MP-PR (Ministério Público do Paraná) instaurou um procedimento e pediu informações à Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) sobre as reclamações de moradores de várias regiões de Londrina sobre a qualidade da água, que estaria com gosto e cheiro. "Foi também requisitada a coleta de amostra e análise da qualidade da água", frisou a instituição, por meio de nota.
A apuração será conduzida pela 7ª Promotoria de Justiça de Londrina, que tem atribuição na área da defesa do consumidor. A companhia garantiu que vai responder o Ministério Público dentro do prazo estabelecido, que é de 15 dias. O mesmo período vale para o município e a Agepar (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná) informarem quais medidas vêm sendo tomadas em relação à fiscalização sobre a prestação do serviço na cidade.
Presidente da Associação de Moradores do conjunto Ruy Virmond Carnascialli, na zona norte, Alexandre Fogaça comentou que o problema teria começado há cerca de dois meses, parou e há duas semanas retornou. "A qualidade da água está ruim demais, com gosto barrento. Muitos estão comprando água, quem não tem está fervendo para consumir. Na hora do banho a água também sai com mau cheiro de barro", narrou.
Leia mais:
Enem 2024: Londrinenses '50+' buscam vagas na universidade
Instalação das novas torres de iluminação do Estádio do Café entra nos estágios finais em Londrina
Londrina terá encontro de colecionadores de cédulas, moedas e selos neste sábado
Em apenas 8 dias, chuvas em novembro já atingiram 81% da média histórica em Londrina
Relatos de pessoas que supostamente estariam passando mal têm chegado ao representante do bairro. "Moradores estão reclamando de diarreia", alertou. "Os moradores querem saber o que está acontecendo com a água que estão consumindo", destacou.
Os comentários se repetem em outras localidades, como Cafezal, Vila Romana, Santiago, Franciscato. Moradora do Lagoa Dourada, na zona sul, Angela Maria da Silva disse que passou a perceber um sabor desagradável na água distribuída pela Sanepar na semana passada. "Temos tomado (a água) porque contamos com o filtro em casa, mas mesmo assim sentimos gosto ruim de água de rio", definiu.
O receio é de que seguir consumindo esta água leve a alguma complicação de saúde. "Tenho medo de passar mal por não saber a real causa desse gosto ruim. Não fomos informados pela empresa (sobre o que está levando a este problema)", lamentou.
CONTINUE LENDO NA FOLHA DE LONDRINA