Dois bares na rua Bahia, região central de Londrina, têm deixado moradores com os nervos à flor da pele. O motivo é a música ao vivo, sem qualquer isolamento acústico, que invade os cômodos de casas e apartamentos do entorno e impede a liberdade do descanso ou de acompanhar o noticiário, a novelinha ou série favorita. "Pra completar, tem uma boate que agita a rotina dos moradores no fim semana", conta o porteiro Robson, que trabalha no período noturno em um edifício próximo aos bares. Procurados pela reportagem do NOSSODIA, os responsáveis dos estabelecimentos comerciais disseram desconhecer o incômodo e mandaram recado: "É só vir aqui, pedir e a gente abaixa o som". A dona de um dos bares confirmou que já recebeu reclamação. "Pedi para os meninos da banda diminuírem o volume e agora o morador disse que tá bom. Ficamos até uma dez, dez e meia noite. Mas tô chocada de terem reclamado para o jornal. Era só vir aqui e pedir", disse. Leitora do NOSSODIA, uma veterinária que prefere não expor seu nome diz: "Fico irritada e solto o verbo no Facebook. Um inferno, só não abrem às segundas, mas pelo amor, um inferno", resumiu. Em resposta ao NOSSODIA, a Sema (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) informou que a situação exige fiscalização e ela será feita. "De acordo com a NBR 10151, em áreas mistas, de dia o som pode emitir 60 decibéis, de noite, 55. E a Lei 11.471 de 2012, em seu artigo 68, parágrafos 1 e 2, o isolamento acústico é obrigatório". Ainda de acordo com a Sema, no início de junho a secretaria realizou, em conjunto com a Vigilância Sanitária, e a Secretaria de Fazenda, ações de fiscalização e três estabelecimentos foram multados pela falta de isolamento acústico. "O responsável pelo espaço deve seguir as normas e assim trabalha tranquilamente".