Oportunizar às pessoas de baixa renda o acesso à qualificação profissional é um dos objetivos do projeto "Uma janela que se abre", realizado pelo Comitê de Solidariedade dos Funcionários da Sercomtel. São 20 jovens de 14 a 23 anos da zona norte de Londrina que participam do curso de manicure e pedicure, realizado em um centro técnico da cidade. Ao final das atividades, as alunas receberão certificação e serão encaminhadas para o mercado de trabalho.
A seleção teve o apoio do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Londrina, que disponibilizou ao comitê a lista das escolas mais carentes da região. As diretorias das unidades repassaram os nomes das alunas, que na sequência foram avaliadas e encaminhadas para as vagas. Além disso, o comitê indicou algumas candidatas para o curso, todas já atendidas pela entidade.
Umas dessas alunas é Carolayne Cardoso, 20 anos, moradora do jardim Nova Conquista (zona leste). Ela afirma ser importante aproveitar a chance de fazer curso e poder futuramente trabalhar na área estética "Essa é uma área bem procurada e aqui (no curso) a gente aprende bastante", elogia.
Enquanto pratica o que aprendeu na teoria, Mayara Larissa Carrasco, 23, moradora do residencial Vista Bela (zona norte), conta que vê no curso uma oportunidade profissional importante. "Acho bem legal, além de poder ter uma profissão, a gente também aprende como lidar com as pessoas, atender o cliente" ressalta.
As aulas tiveram início no dia 3 de julho e devem terminar em agosto. O curso é realizado em parceria com o Centro Técnico de Cabeleireiro e Estética Zina Ribeiro. A professora Jaqueline Ribeiro é a responsável por ensinar as meninas, que são divididas em duas turmas, uma com aulas no período da manhã e outra à tarde. Segundo ela, além que adquirirem qualificação curricular, nos primeiros dias do curso as participantes aprenderam noções teóricas e receberam orientações sobre uso e manuseio dos equipamentos. Em seguida, iniciaram as aulas práticas, em que aprendem técnicas de esmaltação, como tirar a cutícula e sobre unhas artísticas. "É importante repassar o que sabemos, é uma experiência muito boa saber que elas podem, por meio do curso, se tornar profissionais."
A seleção teve o apoio do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Londrina, que disponibilizou ao comitê a lista das escolas mais carentes da região. As diretorias das unidades repassaram os nomes das alunas, que na sequência foram avaliadas e encaminhadas para as vagas. Além disso, o comitê indicou algumas candidatas para o curso, todas já atendidas pela entidade.
Umas dessas alunas é Carolayne Cardoso, 20 anos, moradora do jardim Nova Conquista (zona leste). Ela afirma ser importante aproveitar a chance de fazer curso e poder futuramente trabalhar na área estética "Essa é uma área bem procurada e aqui (no curso) a gente aprende bastante", elogia.
Enquanto pratica o que aprendeu na teoria, Mayara Larissa Carrasco, 23, moradora do residencial Vista Bela (zona norte), conta que vê no curso uma oportunidade profissional importante. "Acho bem legal, além de poder ter uma profissão, a gente também aprende como lidar com as pessoas, atender o cliente" ressalta.
As aulas tiveram início no dia 3 de julho e devem terminar em agosto. O curso é realizado em parceria com o Centro Técnico de Cabeleireiro e Estética Zina Ribeiro. A professora Jaqueline Ribeiro é a responsável por ensinar as meninas, que são divididas em duas turmas, uma com aulas no período da manhã e outra à tarde. Segundo ela, além que adquirirem qualificação curricular, nos primeiros dias do curso as participantes aprenderam noções teóricas e receberam orientações sobre uso e manuseio dos equipamentos. Em seguida, iniciaram as aulas práticas, em que aprendem técnicas de esmaltação, como tirar a cutícula e sobre unhas artísticas. "É importante repassar o que sabemos, é uma experiência muito boa saber que elas podem, por meio do curso, se tornar profissionais."
UTILIDADE PÚBLICA
Fundado em 1993, o Comitê de Solidariedade dos Funcionários da Sercomtel é uma entidade de utilidade pública e sem fins lucrativos. Mensalmente, cerca de 300 funcionários doam seus vales refeições ao comitê. Com isso, várias ações foram realizadas, como auxílio na construção de creches, escolas e casas, doações de agasalhos, cadeiras de rodas e a manutenção de itens para os cursos profissionalizantes. Uma das últimas ações aconteceu no dia 18, com a entrega de 500 mantas para famílias dos assentamentos Eli Vive 1 e 2, localizados no Distrito de Lerroville (zona sul). "Visitamos os assentamentos e são lugares descampados, abertos, por isso faz muito frio naquela região. Ficamos contentes em ajudar aquelas famílias a se protegerem neste inverno e de saber que conseguimos graças aos nossos funcionários, que continuam ajudando o comitê a realizar ações como esta", comentou o presidente do comitê, Aparecido Rodrigues. Além das 500 mantas, o comitê doará mais 25 mantas para o projeto ‘Mãos que Semeiam’, que todas as quartas-feiras presta assistência a moradores de rua, na Concha Acústica; e 15 cobertores para a Pastoral da Família, da Igreja Nossa Senhora de Nazaré. (A.A.F.)
Fundado em 1993, o Comitê de Solidariedade dos Funcionários da Sercomtel é uma entidade de utilidade pública e sem fins lucrativos. Mensalmente, cerca de 300 funcionários doam seus vales refeições ao comitê. Com isso, várias ações foram realizadas, como auxílio na construção de creches, escolas e casas, doações de agasalhos, cadeiras de rodas e a manutenção de itens para os cursos profissionalizantes. Uma das últimas ações aconteceu no dia 18, com a entrega de 500 mantas para famílias dos assentamentos Eli Vive 1 e 2, localizados no Distrito de Lerroville (zona sul). "Visitamos os assentamentos e são lugares descampados, abertos, por isso faz muito frio naquela região. Ficamos contentes em ajudar aquelas famílias a se protegerem neste inverno e de saber que conseguimos graças aos nossos funcionários, que continuam ajudando o comitê a realizar ações como esta", comentou o presidente do comitê, Aparecido Rodrigues. Além das 500 mantas, o comitê doará mais 25 mantas para o projeto ‘Mãos que Semeiam’, que todas as quartas-feiras presta assistência a moradores de rua, na Concha Acústica; e 15 cobertores para a Pastoral da Família, da Igreja Nossa Senhora de Nazaré. (A.A.F.)