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Uma boa revisão no carro pode evitar dor de cabeça na estrada

07 out 2018 às 21:07


Com o feriadão prolongado na próxima sexta-feira, dia 12 de outubro, quem precisa pegar a estrada deve ficar ligado para não passar dor de cabeça longe de casa. E uma boa revisão no carro é o primeiro passo. O NOSSODIA foi até uma oficina no centro da cidade para saber o que precisa ser feito para aproveitar com tranquilidade a viagem.

Segundo com o proprietário da oficina Injenovas Autopeças, Rafael Mendes Monarin, para uma viagem de vários dias, são verificados os freios, nível do óleo, suspensão (alinhamento, balanceamento e amortecedores), pneus (fazendo o rodízio e colocando os de melhor estado na frente), bateria, ar-condicionado e injeção eletrônica.


O sistema de arrefecimento também recebe uma atenção especial. "Bomba d’água, válvula termostática, sensor e ventoinha. A gente sempre vê carros parados no acostamento porque ferveram. Por isso é importante a revisão neste sistema", comentou. A correia dentada é outro item que pode gerar problema se não estiver 100%. "Quando recebemos o carro, a gente pergunta para o dono se foi feita revisão lá, porque se estourar, pode afetar o motor e o cabeçote", alertou.


Detalhes como as lâmpadas e as palhetas do limpador de vidro não passam batido no checklist. "Tem gente que só lembra de olhar a palheta quando chove", reforça um dos mecânicos da oficina. "As lâmpadas, por exemplo, se não estiverem funcionando podem até dar multa. A gente revisa no mínimo 40 outros itens fora do tradicional. É uma sequência em que tudo deve estar em boas condições."

Sobre os valores, Monarin afirmou que as "revisões de férias" variam entre R$ 600 (a um carro conservado) a R$ 2.000, quando o veículo precisa de uma geral mais detalhada. "A manutenção preventiva ainda compensa, porque se o carro quebra fora da cidade e não tem seguro, só o valor do guincho já pagaria uma revisão que ele poderia ter feito", garantiu. O tempo de manutenção na oficina não passa de um dia e meio, disse o proprietário, que sugere revisões a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados.


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