O anúncio da saída do atacante Jonatas Belusso pegou até o técnico Cláudio Tencati de surpresa e, agora, o treinador deve se desdobrar para encontrar uma nova formação para a partida desta segunda-feira (7) contra o Vila Nova, às 20h, no estádio do Café. A equipe estava encaixada, com o melhor ataque do campeonato e sem Belusso, que é o artilheiro da Série B até o momento, a dor de cabeça vai ser grande. Atualmente, o LEC é o 10ª colocado com 27 pontos e precisa vencer para fechar o primeiro turno em quinto lugar, a um ponto do G4.
Segundo Tencati, a ausência do artilheiro fará o time mudar muito na parte técnica e tática. "O Belusso vivia um momento fantástico. Ele é um jogador de muita mobilidade, mas essa característica não é tanto a do Carlos Henrique e também não é a do Wellisson. O Safira se aproxima um pouco dessa característica, mas o Belusso é mais inteligente para se posicionar, porque é mais vivido, tem 29 anos, e sabe todos os atalhos no campo. O Safira ainda tem dificuldades pela inexperiência", comparou o treinador do LEC.
Questionado se o atacante Artur poderia jogar como segundo atacante, formando uma dupla com Carlos Henrique, Tencati descartou a entrada do canhoto mais a frente. "Quando ele (Artur) joga como segundo atacante, só se for aberto pelo lado. Isso cria uma distância grande entre os jogadores e piora o time. Prefiro o Artur como falso meia ou como meia-atacante. O Celsinho jogando, por dentro ou por fora e tendo um segundo atacante lá", projetou o treinador. "O Belusso me ajudou nessa adaptação de um jogador sempre próximo dele. Primeiro a ideia do Wellisson, depois a ideia Safira e por último o Celso. Estava até vendo que formaria uma dupla muito boa entre Celsinho e o Belusso, porque o Celsinho cabeceia, se infiltra e se posiciona bem. Agora vamos ter que fazer os meninos entenderem isso e jogar", acrescentou.
Tencati explicou que a equipe vai ganhar outra característica com as mudanças obrigatórias após a saída do artilheiro. "Vou ter que me adaptar de novo como em outros momentos me adaptei. Quando a gente perdeu o segundo atacante, coloquei o Celsinho e ele começou a render. O Celso fez um bom jogo contra o Guarani. Melhoramos a criatividade do meio de campo, melhoramos a agressividade pelo lado. Mesmo com a ausência do Igor Miranda no início do jogo contra o América-MG, tivemos um volume de jogo e uma criatividade alta. Vou ter que reinventar, para organizar um esquema melhor para que o Carlos renda, o Wellisson renda e o Safira também", projeta.
Na avaliação do treinador, quando acaba o ciclo de um jogador, inicia outro de um novo atleta. "O ciclo do Belusso no Londrina acabou e agora começa outro, com Carlos, Safira e Welisson. O time já começou a distribuir um pouco os gols e isso está sendo importante", destacou. (Vítor Ogawa/Grupo Folha)
Dirceu volta ao LEC
O zagueiro Dirceu, 29 anos, vai voltar a vestir a camisa do Londrina na Série B do Campeonato Brasileiro. O jogador já está na cidade e será apresentado oficialmente no início desta semana como reforço do alviceleste para a sequência da temporada. O novo vínculo será até o final de 2017. Será a terceira passagem de Dirceu pelo clube. Após jogar em 2013, o zagueiro retornou durante o Paranaense de 2014 e foi o capitão do time campeão estadual. Conseguiu também o acesso para a Série C do Brasileiro naquela temporada.
Em 2015 foi para o Marítimo de Portugal. No início deste ano voltou ao futebol brasileiro para jogar no Figueirense. O zagueiro, porém, atuou apenas no Campeonato Catarinense e depois foi afastado para treinar em separado pelo clube catarinense.
Desde então, alegando atrasos salariais, o jogador tentava se desvincular na Justiça do clube de Florianópolis. A decisão favorável ao zagueiro aconteceu apenas na última sexta-feira (4) e com isso o caminho ficou aberto para o seu retorno ao LEC.
Enquanto não atuava pelo Figueira, Dirceu ficou treinando em separado na capital catarinense e depois em Curitiba. Dirceu chegou para suprir uma necessidade de mais zagueiros no elenco alviceleste. Além do desempenho da defesa na Série B, o problema se agravou com a saída de Matheus para o futebol europeu. Atualmente, o técnico Claudio Tencati conta apenas com Edson Silva, Gustavo Silva, Silvio e Marcondes. (Lucio Flávio Cruz/Grupo Folha)