Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Lentidão da justiça

TRANSTORNO À SEGURANÇA - Quase 300 veículos apodrecem em pátios policiais

Paulo Monteiro
NOSSODIA
05 jul 2017 às 23:06

Compartilhar notícia

Fotos: Paulo Monteiro
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Pátios da Delegacia e da 3ª Companhia Polícia Militar (PM) de Ibiporã são depósitos de veículos apreendidos. Quase 300, entre carros, utilitários e motocicletas. Além de comprometer o trabalho, a realidade coloca em risco a saúde de agentes de segurança, moradores da região e presos, que superlotam a carceragem da Polícia Civil. Por causa da falta de espaço, policiais e agentes de saúde já não conseguem se aproximar de alguns veículos. Eles abrigam animais e acumulam água parada, perfeitos para o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
A situação mais grave é da 3ª Companhia de Polícia Militar. De acordo com o soldado Clóvis Bordinoski, o pátio é ocupado por aproximadamente 60 carros (e utilitários) e 80 motocicletas. O local não possui cobertura, expostos ao tempo os veículos se deterioram. A Kombi "azul calcinha" é a mais antiga do espaço.
"Aquela Kombi está aqui há 17 anos", relembra ele, destacando o transtorno. "É um peso morto, não conseguimos acabar com isso tudo. Muitos veículos chegam após serem apreendidos em blitzes, bloqueios judiciais e pendências no Detran (Departamento de Trânsito do Paraná). Hoje, dois policiais (militares) da companhia são direcionados para cuidar deste pátio. Eles são responsáveis por receber, guardar e liberar os veículos", comenta Bordinoski.
O soldado explica que a quantidade saída de veículos é baixa se comparada ao número de entrada. "Por exemplo, se saem 10 carros após um leilão, logo em seguida entram mais 20 após uma operação policial", exemplifica.
Além do transtorno, o PM destaca a dificuldade de fazer a segurança de tantos veículos. "Corremos o risco de perder uma moto ou até mesmo que um dos carros seja danificado. Seríamos responsabilizados por isso", ressalta. "Por causa da grande quantidade de carros e motos, há pontos neste pátio que já não permitem o acesso aos veículos. A água se acumula em alguns deles, bichos e mosquitos da dengue podem se desenvolver com tranquilidade. Nem mesmo o agente de endemia consegue se aproximar", alerta.

Presos dentro, carros fora
Além da superlotação de presos, há na Delegacia de Ibiporã aproximadamente 40 carros amontoados e pelo menos 100 motocicletas. "Há pouco espaço em nosso pátio, que abriga carros e motos desde 2009. Alguns ligados a procedimentos no Fórum de Ibiporã, aguardando decisões judiciais. É uma situação que foge ao nosso controle, envolve o executivo e o judiciário", relata o delegado Vitor Dutra de Oliveira.
"Há dois meses, a juíza Camila Covolo, da Vara Criminal de Ibiporã, nos intimou a retirar esses automóveis. Por causa da falta de funcionários, motocicletas e carros não foi possível catalogá-los corretamente ao longo dos anos e ainda não temos condições de atender ao ato judicial. Nossos agentes levarão meses para catalogar tudo", adianta o delegado. "Esses veículos deveriam estar em barracões apropriados e não em pátios de delegacias", acrescenta. (P.M.)


Vara Criminal
O chefe de secretaria da Vara Criminal de Ibiporã, Rangel de Oliveira, revela que a intimação foi entregue ao delegado do município em 2015 e determina que o mesmo faça a destinação correta dos veículos. "O pedido de providência é para que o delegado relacione os veículos. Na sequência deve ser realizada a alienação fiduciária ou a restituição aos proprietários." Segundo ele, o prazo se esgotou na semana passada.
"Na Polícia Militar, os veículos são encaminhados para o pátio após infrações administrativas. No caso da Polícia Civil, o juiz tem o interesse devido aos processos criminais gerados. Sabemos da carência de servidores que vive a Polícia Civil, porém a intimação foi enviada em 2015 e o prazo se exauriu ao fim da semana passada", informa Oliveira. (P.M.)



Já na 3ª Companhia de Polícia Militar, são 60 carros e 80 motos aproximadamente

Sesp prepara leilão
A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (Sesp) divulga que deve organizar um leilão de carros em Londrina. Boa parte dos veículos de Ibiporã será usada no evento. O leilão deve ocorrer nas próximas semanas, a assessoria não confirma a data e nem mesmo a quantidade de veículos oferecidos para lances.
Ainda segundo a assessoria, os veículos que ocupam os pátios das forças de segurança em Ibiporã estão atrelados a inquéritos policiais e processos judiciais. Enquanto aguardam decisão judicial, os veículos permanecem nos pátios. "Há casos em que a própria Justiça encaminha o veículo para ser usado por forças policiais, evitando que o bem móvel se deteriore nas delegacias", divulga a Sesp. (P.M.)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas