Notícias

Tio Douglas garante que trabalho será sério

19 jul 2017 às 22:37

A Acesf (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina) promove um plano de ação para o Cemitério do Heimtal, zona norte de Londrina. O superintendente da autarquia, Douglas Pereira, o Tio Douglas, se reuniu com representantes de Secretaria Municipal de Cultura e Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina), no início da semana. A intenção é frear a deterioração do espaço, reforçar a segurança e elaborar projetos de revitalização da estrutura, quase centenária. Em ruínas, há lápides que apresentam datas (de nascimento) do século 19. Acesf tenta identificar os proprietários dos jazigos mais antigos e evitar que a história desapareça de vez.
O cemitério foi inaugurado em 1931, abriga os restos mortais dos primeiros colonizadores da região. Principalmente alemães e húngaros. "A ideia foi formar uma comissão. Primeiramente, ela visa garantir a conservação do local, sem alterar as características históricas da necrópole", diz o superintendente, que conta com o apoio do secretário municipal de Cultura, Caio Julio Cesaro, o presidente do Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina), Nado Ribeirete, e arquitetos que integram o atual governo municipal.
Durante a reunião, todos eles repassaram e coletaram informações históricas da região. "Tivemos acesso a importantes documentos, como o que dispõe sobre o patrimônio artístico e histórico-cultural de espaços já tombados em Londrina. Irei estudá-lo para ter a certeza se o cemitério do Heimtal está listado neste documento", explica Pereira.
Afastada do centro da cidade, a velha necrópole é pouco visitada. Junto ao resgate cultural, a comissão já prepara as primeiras melhorias para o cemitério. Inclusive mudanças para melhorar a acessibilidade do local. "De início será realizada a pintura do espaço. Na sequência, ocorrerá a poda de árvores condenadas, para que não caiam sobre os jazigos históricos. Este cemitério passou por poucas intervenções durante os anos, um novo projeto arquitetônico, que inclui um mapa de acessibilidade, deve favorecer a circulação do visitante. Além das melhorias de pavimentação, calçada, acessibilidade, a ideia é reforçar a iluminação. O trabalho deve começar neste final de semana", adianta Douglas Pereira. (Paulo Monteiro/NOSSODIA)

Equipamentos de monitoramento vão reforçar segurança
De acordo com a dona de casa Maria Helena Bernardes, que mora em frente ao Cemitério Heimtal, o espaço é frequentemente invadido. Além da deterioração causada pelo tempo, parte da estrutura é destruída por vândalos. O espaço é cercado por muros baixos, o que facilita o acesso. Segundo a Acesf, além da revitalização, a intenção é reforçar a segurança do espaço.
"Estamos conversando com a Guarda Municipal, responsável pela segurança dos imóveis municipais, e também com a Sercomtel. Queremos saber se o Heimtal possui internet suficiente, pois queremos instalar câmeras de vigilância para o monitoramento", reforça Pereira.
No último fim de semana, agentes da Acesf estiveram na zona norte em busca dos responsáveis pelas sepulturas históricas. "Para contribuir com a cultura de Londrina, estamos também em busca de dados e informações sobre os velhos jazigos, que estão sendo mapeados. O contato com a comunidade é fundamental. Fomos até o patrimônio e parte das famílias proprietárias foram identificadas no fim de semana", revela Tio Douglas. "O município deseja restaurar esses jazigos, mas ainda não temos a posse e por isso ainda não podemos intervir." (P.M.)


Continue lendo