Fora da elite do futebol paranaense há dez anos, a Portuguesa Londrinense tenta surpreender mais uma vez na Divisão de Acesso, que começa no domingo (19). Com orçamento enxuto e com jogadores em busca de projeção, o time da Vila Santa Terezinha sabe que terá pela frente adversários fortes e tradicionais na briga pelas duas vagas para a primeira divisão.
A competição promete ser uma das mais equilibradas e disputadas dos últimos anos. Pela primeira vez, a Divisão de Acesso terá três campeões estaduais em campo: Grêmio Maringá, Paranavaí e Operário. Terá ainda o Maringá, vice-campeão em 2014. "Operário e Maringá realmente estão muito acima dos demais em estrutura. E ainda tem o Paranavaí, com a sua tradição. Os demais são parelhos. O campeonato será muito difícil, mas não mais do que as dificuldades que já temos no nosso dia a dia", frisou o técnico Walbert Martins, o Knário, que pela 12ª vez vai trabalhar na Divisão de Acesso.
A Lusa conta com vários jogadores cedidos em parceria com empresários, que buscam visibilidade para os seus "clientes", além de alguns já remanescentes de outras campanhas como o goleiro Fabrício, o zagueiro Davi, o meia Everton Totó e o atacante João Marcos. Dos 22 jogadores inscritos até agora, 18 são de Londrina e de cidades da região. (Lucio Flávio Cruz/Grupo Folha)
Menos 25kg para entrar em campo
Entre os mais experientes está o zagueiro Alexandre Black, 30 anos, com passagens pela Ponte Preta e futebol grego. Sem jogar desde 2014, quando defendeu o Nacional de Rolândia, o jogador revelou que perdeu 25 quilos desde que voltou aos treinos na Lusa em outubro do ano passado. "Todos que vêm jogar aqui sabem das condições do clube e porque querem alguma coisa. A oportunidade é boa e isso dá um gás a mais para o nosso time. Determinação e luta não vão faltar e vamos dar trabalho", garante. (L.F.C.)
RODADA
A primeira rodada da Divisão de Acesso terá ainda no domingo os seguintes jogos: Grêmio Maringá x Cascavel, Andraus Brasil x União de Francisco Beltrão, Operário x Apucarana Sports e Maringá x Paranavaí.
Na primeira fase, as equipes jogam entre si em turno único e os oito melhores se classificam, enquanto os dois últimos serão rebaixados. Na segunda fase, as equipes serão divididas em dois grupos de quatro e se enfrentam dentro da própria chave em turno e returno. O melhor de cada grupo se classifica para a final e os dois finalistas garantem vaga na elite em 2017. (L.F.C.)
Contra o LEC B
A Portuguesa estreia no domingo diante do Iraty, no estádio do Café. O time do sul do estado tem o apoio do gestor do Londrina, Sérgio Malucelli, conta com vários jogadores remanescentes do vice-campeonato da terceira divisão do ano passado e muitos garotos do LEC, que disputaram a Copa São Paulo, em janeiro. "Nem sempre quem tem mais dinheiro vence. Acredito que a competição terá muitas surpresas e entramos com o pensamento de subir e sermos campeões", afirmou o volante Bruno Alemão, 26 anos, revelado na base lusitana. "O objetivo maior é nos mantermos, até para termos um calendário com o sub-23 no segundo semestre e continuarmos sendo uma vitrine para os atletas. Mas no futebol já vimos muitos times não credenciados chegarem. É nisso que apostamos", apontou Knário, que depois de algumas saídas voltou ao clube em 2012 e permanece até hoje. (L.F.C.)