Notícias

Sem atchim - Hora de prevenir

07 mai 2017 às 18:45

De um lado, uma sequência de espirros. Do outro, uma saudação de saúde. Cena comum em escritórios, salas de aula e até mesmo dentro de casa, muitas vezes o espirro é prenúncio de que ela, a gripe, está por vir. Lançada em meados de abril, a campanha de vacinação contra a gripe oferece a medicação em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Londrina. No dia 13 de maio, todas as UBSs estarão abertas para vacinação, das 8 às 17 horas.
A vacinação é destinada a indivíduos com 60 anos de idade ou mais; crianças com idade de seis meses a menores de cinco anos; gestantes e puérperas, no período até 45 dias após o parto; trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados; população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou em condições clínicas especiais, que possuam prescrição médica; e professores de escolas públicas e privadas, que estejam em atividade. A vacina não pode ser aplicada em pessoas com histórico de alergia grave à proteína do ovo de galinha, ou qualquer componente da vacina. Caso haja necessidade, é permitida a aplicação simultânea com outras vacinas.
A aposentada Ieda Maria de Almeida, 65 anos, aprova a inciativa da Secretaria de Saúde. "Devemos incentivar as pessoas a tomar, pois muitos contraem gripe, daquelas de derrubar, principalmente agora que dá uma esfriadinha. A pneumonia também deve ser prevenida. Eu mesma vou tomar contra a pneumonia", diz.
Todos os anos, o também aposentado Diniz Zandonarde, 76, entra na fila da vacinação para se prevenir. "Minha esposa também se vacina e um fica lembrando o outro." Além disso, o agricultor aposentado afirma que reforça a alimentação e temperos como alho e cebola enriquecem o arroz com feijão.
Na mira da saúde, Jacir Viscarli, 74 anos, investe nos cuidados. "Esse ano, no segundo dia, eu já estava no postinho", conta. Morador da Warta, diz que a esposa sempre o incentivou a cuidar da saúde. "Ela faleceu há dois anos, agora meu filho vigia e eu sou atento. Antes tinha medo de agulha, agora passou e todos os anos, tomo vacina e me livro da gripe, porque o medo de morrer existe, mas o de ficar de cama e sem a simples liberdade de uma caminhada é maior."
De acordo com o Secretário de Saúde, Felippe Machado, 65,8 mil pessoas já foram imunizadas contra a gripe. "Recebemos 100 mil doses do governo do Estado e esse número está dentro do esperado. Entretanto, é importante que o público que ainda não se vacinou o faça, pois entraremos em um período em que o vírus da influenza começa a circular e outro fator importante é que a vacinação diminui o número de internamentos por conta da gripe", convocou.

Secretaria de Saúde alerta sobre os 10 mandamentos contra a gripe
1. Lave sempre as mãos com sabonete;
2. Alimente-se bem e beba muita água;
3. Agasalhe-se no frio;
4. Evite aglomerações de pessoas;
5. Evite ambientes fechados com pouca ventilação;
6. Ao espirrar ou tossir, cubra o nariz e a boca com lenço;
7. Se estiver com gripe, evite a proximidade com outras pessoas;
8. Cuidado redobrado no caso de gripe em menores de 2 anos e maiores de 60 anos;
9. Não se automedique;
10. Na dúvida procure um Posto de Saúde.


Continue lendo