Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
XÔ ESPIRRO

Sem atchim - Hora de prevenir

07 mai 2017 às 18:45

Compartilhar notícia

Walkiria Vieira
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

De um lado, uma sequência de espirros. Do outro, uma saudação de saúde. Cena comum em escritórios, salas de aula e até mesmo dentro de casa, muitas vezes o espirro é prenúncio de que ela, a gripe, está por vir. Lançada em meados de abril, a campanha de vacinação contra a gripe oferece a medicação em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Londrina. No dia 13 de maio, todas as UBSs estarão abertas para vacinação, das 8 às 17 horas.
A vacinação é destinada a indivíduos com 60 anos de idade ou mais; crianças com idade de seis meses a menores de cinco anos; gestantes e puérperas, no período até 45 dias após o parto; trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados; população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou em condições clínicas especiais, que possuam prescrição médica; e professores de escolas públicas e privadas, que estejam em atividade. A vacina não pode ser aplicada em pessoas com histórico de alergia grave à proteína do ovo de galinha, ou qualquer componente da vacina. Caso haja necessidade, é permitida a aplicação simultânea com outras vacinas.
A aposentada Ieda Maria de Almeida, 65 anos, aprova a inciativa da Secretaria de Saúde. "Devemos incentivar as pessoas a tomar, pois muitos contraem gripe, daquelas de derrubar, principalmente agora que dá uma esfriadinha. A pneumonia também deve ser prevenida. Eu mesma vou tomar contra a pneumonia", diz.
Todos os anos, o também aposentado Diniz Zandonarde, 76, entra na fila da vacinação para se prevenir. "Minha esposa também se vacina e um fica lembrando o outro." Além disso, o agricultor aposentado afirma que reforça a alimentação e temperos como alho e cebola enriquecem o arroz com feijão.
Na mira da saúde, Jacir Viscarli, 74 anos, investe nos cuidados. "Esse ano, no segundo dia, eu já estava no postinho", conta. Morador da Warta, diz que a esposa sempre o incentivou a cuidar da saúde. "Ela faleceu há dois anos, agora meu filho vigia e eu sou atento. Antes tinha medo de agulha, agora passou e todos os anos, tomo vacina e me livro da gripe, porque o medo de morrer existe, mas o de ficar de cama e sem a simples liberdade de uma caminhada é maior."
De acordo com o Secretário de Saúde, Felippe Machado, 65,8 mil pessoas já foram imunizadas contra a gripe. "Recebemos 100 mil doses do governo do Estado e esse número está dentro do esperado. Entretanto, é importante que o público que ainda não se vacinou o faça, pois entraremos em um período em que o vírus da influenza começa a circular e outro fator importante é que a vacinação diminui o número de internamentos por conta da gripe", convocou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Secretaria de Saúde alerta sobre os 10 mandamentos contra a gripe
1. Lave sempre as mãos com sabonete;
2. Alimente-se bem e beba muita água;
3. Agasalhe-se no frio;
4. Evite aglomerações de pessoas;
5. Evite ambientes fechados com pouca ventilação;
6. Ao espirrar ou tossir, cubra o nariz e a boca com lenço;
7. Se estiver com gripe, evite a proximidade com outras pessoas;
8. Cuidado redobrado no caso de gripe em menores de 2 anos e maiores de 60 anos;
9. Não se automedique;
10. Na dúvida procure um Posto de Saúde.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas