Hoje não é dia de tristezas e lamúrias e sim de transformar nossas saudades em forças de intercessão pelos fiéis defuntos, pois neste dia ressoa em toda a Igreja o conselho de São Paulo para as primeiras comunidades cristãs: "Não queremos, irmãos, deixar-vos na ignorância a respeito dos mortos, para que não vos entristeçais como os outros que não tem esperança."