Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
PULARAM O MURO

'SAIDINHA EM MASSA' - Presos abrem túnel e fogem da Delegacia de Cambé

28 mai 2017 às 21:48

Compartilhar notícia

Paulo Monteiro
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mais uma fuga em massa foi registrada na caótica carceragem da Delegacia de Cambé. Na madrugada deste domingo (28), por meio de um túnel, 31 presos deixaram as celas e ganharam as ruas da cidade. Até o meio da tarde de ontem, 28 se encontravam foragidos. A evasão só não foi maior porque alguns deles se feriram durante a "saidinha desordenada". Dos três recapturados, dois fraturaram os membros inferiores e um sofreu um tiro no pé. Ninguém morreu. Segundo o delegado titular de Cambé, Roberto Fernandes, a capacidade da cadeia é para 54 internos, porém abrigava 193 no último fim de semana.
"Realizamos a recontagem nesta tarde (de domingo), 31 fugiram e três foram recapturados. No momento da fuga, um preso acabou baleado em um dos pés ao pular para dentro do pátio da Companhia de Polícia Militar, que fica ao lado da delegacia. Uma dupla de presos ainda quebrou as pernas após superar o muro do fórum, que também é nosso vizinho", explicou. O delegado acredita que os presos não levaram mais que dois dias para abrir e finalizar o túnel. "Choveu muito, a terra úmida contribuiu bastante. A área foi isolada e passará por reparos. Não temos previsão se ocorrerá ou não transferências de presos a seguir", lamentou ele. "Os presos estariam na galeria principal. Essa galeria deveria abrigar apenas 32 detentos, mas tinha pelo menos 159 no momento da fuga", detalhou o delegado. No momento da fuga, de acordo com Fernandes, um policial civil e um agente de carceragem realizavam a segurança do espaço. Eles não foram agredidos. "O investigador efetuou disparos para evitar que mais presos deixassem a cadeia."
Um perito do Instituto de Criminalística de Londrina que esteve no local informou que o túnel usado para a fuga tinha 3,5 metros de extensão, 50 centímetros de diâmetro e 1,5 metro de profundidade. Segundo ele, a passagem subterrânea ligava o interior da carceragem ao pátio onde estão localizadas as motocicletas apreendidas.
Alguns detentos se feriram na cerca circular concertina. Havia sangue no muro em volta. O grupo de presos usou as motocicletas que estão apreendidas no pátio para se apoiar e superar a estrutura. Parte da cerca de metal do fórum foi derrubada. Chinelos e roupas foram deixados pelos detentos em frente à Delegacia de Cambé. Na tarde de domingo, familiares estiveram no local em busca de informações dos detentos. Superlotada há vários anos, outras tentativas fugas em massa foram registradas na mesma carceragem. Em 2014, presos renderam um agente e 64 internos escaparam. Na época, a cadeia estava com 169 presos. Em 2016, duas tentativas de fuga foram frustradas pelos agentes. (Paulo Monteiro/NOSSODIA)

Cadastre-se em nossa newsletter

Comunidade não se surpreende
Apesar da movimentação de viaturas nas proximidades da delegacia, o vendedor autônomo Edson Nascimento circulava tranquilamente em frente ao local com o seu cachorro. "Fiquei sabendo da fuga nesta manhã, quando vi um grande tumulto de policiais e viaturas aqui. Mas não podemos fazer nada. Acho melhor continuar levando a minha vida normalmente. Não vou ficar trancado dentro de casa", ressaltou ele. Sem se identificar, uma jovem também não demonstrava preocupação durante a tarde. "Essa situação não surpreende mais ninguém, a não ser os moradores mais novos. Os mais antigos, como os meus pais, que inclusive são vizinhos da delegacia, não se assustam nem com os barulhos que os presos fazem na hora de fugir", relatou ela. (P.M.)

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas