Notícias

Prevenção é o melhor remédio - Queda mata um idoso a cada três dias

22 jun 2017 às 14:51


Em 2017, mais de 60 pessoas acima dos 60 anos de idade passaram pelo IML de Londrina (Instituto Médico-Legal), vítimas de queda. De acordo com o levantamento do NOSSODIA, até o dia 21, junto à divulgação diária de óbitos do órgão, 32 pessoas eram do sexo masculino e outras 21 do feminino. O "Dia Mundial de Prevenção de Quedas" é lembrado neste 24 de junho. Data criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), incorporada ao calendário do Ministério da Saúde para alertar os idosos sobre o risco.
O número de óbitos pode ser ainda maior. Há casos em que o IML não divulga a idade da vítima. Dos quase 60 corpos de idosos encaminhados ao órgão local, que atende 35 cidades da região, 18 ocorreram no mês de maio. Janeiro, fevereiro e março receberam nove cada um. Abril registrou seis e junho já recebeu 10 vítimas de queda.
Atualmente, segundo divulgação da Prefeitura, Londrina conta com cerca de 75 mil pessoas acima dos 60 anos, o que representa 11% da população. Por meio dos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs), o município desenvolve trabalhos para valorização, defesa e promoção dos direitos do idoso. Uma das atividades é a prevenção de acidentes. Principalmente quedas. De acordo com o gerente de Atenção à Pessoa Idosa da Secretaria municipal do Idoso, Cleir Jorge Brandão, o processo de envelhecimento diminui a mobilidade e a visão do idoso. Para dar mais qualidade e prolongar a vida dos vovôs, ele destaca que os CCIs distribuem folhetos informativos, promovem palestras e sessões com exercícios físicos, visando o fortalecimento de agilidade, equilíbrio e coordenação. "A recuperação para este tipo de acidente é lenta e custa muito aos familiares da vítima. Por isso a importância da prevenção", observa.
Brandão reforça que os centros de convivência estão vinculados à Gerência de Articulação Comunitária da Secretaria do Idoso. As atividades físicas nos CCIs são oferecidas nas unidades leste, as segundas, a partir das 14 horas, e oeste, as quintas-feiras, a partir das 14h. O centro de convivência leste fica na rua Gabriel Matokanovic, 260. A linha de ônibus é 112 (Alexandre Urbanas). Já o CCI oeste fica na rua Serra Pedra Selada, 111. As linhas de ônibus são 308 (Bandeirantes) e 314 (Olímpico).

Exames e dieta
Outra recomendação do Ministério da Saúde para os idosos é que façam exames oftalmológicos e físicos anualmente, mantenha em sua dieta uma ingestão adequada de cálcio e vitamina D. Evite ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, mantenha uma lista atualizada de todos os medicamentos que está tomando ou que costuma tomar, e a repasse para o seu médico. Informe-se com o profissional de saúde sobre os efeitos colaterais dos remédios. A fadiga muscular e a confusão mental aumentam o risco de quedas. Mais informações no site Biblioteca Virtual em Saúde: www.bvsms.saude.gov.br. (P.M.)

Unhas grandes
De acordo com o Ministério da Saúde, a queda é um evento comum e devastador em idosos. Embora não seja uma consequência inevitável do envelhecimento, pode sinalizar o início de fragilidade ou doença aguda. Entre os fatores relacionados ao idoso estão a diminuição da forca muscular, a osteoporose (doença metabólica), a anormalidades para caminhar, arritmia cardíaca (batimento cardíaco irregular), a alteração da pressão arterial, a depressão, artrose, alterações neurológicas. Além de diminuição da audição e deformidades nos pés, como unhas grandes, joanetes dolorosos. Melhorias no interior do imóvel podem colaborar com o equilíbrio dos mais velhinhos.


Continue lendo