A aposentada Evanilde do Carmo Silvestre reclamou do novo valor da tarifa
Usuários do transporte coletivo intermunicipal começam esta semana pagando mais caro pela passagem. A alta foi homologada pela Agência Reguladora de Serviços (Agepar) e publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 10. Segundo o órgão, o aumento percentual médio será de 7,69% em serviços de característica rodoviária e 9,16% em linhas metropolitanas do interior. Na Região Metropolitana de Londrina, por exemplo, o valor da passagem para Cambé e Ibiporã foi reajustado em 8,70%, passando de R$ 3,45 para R$ 3,70. De Londrina para Jataizinho, a alta foi ainda maior, de 9,59%, e o preço da tarifa saltou de R$ 3,65 para R$ 4.
O reajuste desagradou os usuários. Moradora de Jataizinho, a aposentada Evanilde do Carmo Silvestre reclamou do novo valor da tarifa. "Eu acho horrível esse aumento porque muita gente precisa desse transporte. Eu mesma venho muito para Londrina, às vezes eu venho cinco vezes por semana. Ainda não tenho idade para ter isenção da passagem, pago tarifa cheia e esse aumento de R$ 0,35 pesa no bolso. Eles poderiam segurar a tarifa", disse ela. "Esse aumento pegou a gente de surpresa. Não esperava essa alta agora."
A encarregada de cozinha Lourdes Azevedo mora em Cambé e trabalha em Londrina. Ela faz o trajeto entre os dois municípios seis vezes por semana e cobra melhorias na estrutura dos pontos de ônibus da Avenida Leste-Oeste. "Já que vai subir a passagem, então que eles melhorem esses pontos de ônibus. É o mínimo que poderiam fazer", reclamou.
A dona de casa Lúcia Souza, residente em Cambé, também tem a mesma reivindicação. "Quando chove a gente se molha, se faz sol, não temos proteção suficiente. Se for colocar esse aumento na ponta do lápis, R$ 0,30 de cada passageiro, ida e volta, são R$ 0,60 a mais todos os dias, acho que seria possível melhorar esses pontos de ônibus", calculou. "E também seria bom colocar mais ônibus nas linhas nos finais de semana. Aos domingos, demora muito", acrescentou ela. (Simoni Saris/Grupo Folha)
Sindicato espera aumento dos salários
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Londrina (Sinttrol), João Batista da Silva espera que o aumento nas tarifas tenha reflexos positivos na negociação salarial da categoria. "A nossa data base é 1º de maio e não fechamos os acordos coletivos ainda. A nossa expectativa é que a majoração tarifária permita o surgimento de uma proposta para possibilitar o fechamento do acordo coletivo," comentou o sindicalista. Os trabalhadores pleiteiam aumento de salarial de 5%.
Nos cálculos dos novos valores das tarifas, foram considerados o aumento nos preços de chassi e carroceria de veículos, pneus e reajustes da categoria trabalhista, segundo informações da Agepar. O levantamento da planilha de custos foi elaborado entre maio de 2016 e abril de 2017. Em alguns casos, o percentual foi variável para arredondar o valor da tarifa com o objetivo de facilitar o troco.
Para conferir os novos valores das passagens de ônibus acesse o link http://www.infraestrutura.pr.gov.br/arquivos/File/REAJUSTELINHASINTERMUNICIPAIS.pdf.
A assessoria de imprensa do Sindicato das Empresas de Ônibus Urbanos e Metropolitanos de Londrina (Metrolon) foi procurada pela reportagem para comentar o reajuste tarifário, mas não retornou.(S.S.)