O gramado do estádio "Nogueirão", no Jardim Bandeirantes, foi palco de grandes duelos e, durante décadas, atração da região oeste de Londrina. A torcida lotava os arredores para incentivar as equipes locais de futebol amador. Hoje a realidade é bem diferente. O "tapete verde" virou um pasto, que alimenta vacas e cavalos. Anos atrás, a comunidade "suou a camisa" e construiu até um vestiário para os atletas, mas ele foi incendiado e está em ruínas. Os moradores ainda sonham em ver a bola rolar novamente no famoso campo, mas com o espaço revitalizado. No entanto, terão de aguardar um tempinho, já que o "ponta pé inicial" depende do município.

A iniciativa é do atual presidente da Associação de Moradores dos Jardins Bandeirantes, Industrial e Circunvizinhos (Sabbi), Marinho Correa, que é tomado pela nostalgia ao falar do estádio Custódio Fernandes Nogueira, o "Nogueirão", nome em homenagem ao fundador da associação. "Por muitos anos, o terreno foi usado pela associação de moradores. No passado, este campo foi muito utilizado pela comunidade do Jardim Bandeirantes e bairros vizinhos, já que era o único da região em boas condições. Por causa da falta de recursos, a associação deixou de investir na manutenção e o espaço voltou para a Prefeitura", relembra.
O espaço então passou a ser usado como depósito de resíduos. "Com o passar dos anos, um lixão se formou ao lado. Na administração municipal passada, a Prefeitura fez uma grande limpeza nesta área, mas, junto ao lixo, as máquinas retiraram boa parte da terra em volta. Por causa da falta de sustentação, a lateral desbarrancou e o local foi interditado", conta Correa. "Na época ainda procuramos a FEL (Fundação de Esporte de Londrina), a Secretaria Municipal de Obras, mas eles não encontraram uma solução. Até o vestiário, construído com muito esforço, foi incendiado recentemente. Hoje o campo e o entorno são ocupados por usuários de drogas", lamenta o presidente da Sabbi. (Paulo Monteiro/NOSSODIA)
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
A bola está com Madureira
A comunidade deposita toda a esperança em cima de Fernando Madureira, presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL). Camisa 10 do projeto do novo "Nogueirão", ele revela que já estuda a situação. "Ainda estamos realizando um levantamento deste caso, pois precisamos identificar quem é realmente o responsável pelo terreno. Pode ser a Cohab (Companhia de Habitação de Londrina), alguma pasta do município ou a própria associação de moradores. Não podemos desviar a nossa energia, pois pode ocorrer um desvio de função", comenta ele. Mas para fazer a alegria da torcida, Madureira adianta que a equipe precisa de reforços. Ele já saiu em busca de alguns nomes. "Já solicitei uma reunião com o Fernando Tunouti (atual secretário municipal de Obras). O objetivo é apresentar a ele os problemas do espaço e discutir sobre o que pode ser feito para recuperar a área. Em parceria, vamos buscar um atendimento satisfatório junto aos moradores", esclarece o presidente. Com a intenção de identificar os problemas, Madureira foi até o Jardim Bandeirantes fazer o reconhecimento do gramado. "Estive no local e, pelo que notei, a situação mais grave seria a do desbarrancamento que tomou o lado do campo", diz ele. "Estamos damos uma atenção especial ao caso", concluiu. (P.M)
A esperança não morre
Mesmo assim Correa não perde a fé nos deuses do futebol e torce para que a administração municipal drible os problemas do espaço e atenda aos pedidos da massa. "Nossa esperança é que o atual presidente da FEL, Fernando Madureira, que inclusive esteve aqui na semana passada, nos ajude a recuperar o campo. Além da reforma do gramado, do alambrado e do vestiário, gostaríamos também que a FEL elaborasse um projeto para a construção de uma área de lazer neste local", detalha ele. "Estamos muito confiantes", reforça o representante dos moradores da zona oeste. (P.M)