Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
‘PEGA NOIS’

‘Pega nois’ - Pichadores desafiam a polícia

02 abr 2017 às 16:43

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Prédios, residências, escolas, centros históricos, igrejas, espaços públicos e privados, rabiscados pelos pichadores. Realidade que surpreende os londrinenses por causa da frequência e da intensidade dos vândalos. Audaciosos, driblam e superam obstáculos, escalam edifícios e se penduram a muitos metros de altura para pichar. Um novo ato voltou a chamar a atenção da comunidade da zona norte. Os pichadores atacaram o muro (considerado de área militar) da 4° Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), responsável pela segurança da região, e lançaram um desafio aos policiais: "vermes", "pega nois".
O caso foi comunicado ao NOSSODIA por uma leitora. A reportagem foi até o local e fotografou as pichações. A estrutura atacada pelos vândalos está localizada justamente na avenida Saul Elkind, a principal via da zona norte e umas das mais movimentadas da cidade. "Se eles desafiam e picham até mesmo o espaço da polícia, imagine o que não podem fazer com a nossa casa", lamenta a leitora, que mora nas proximidades.
"Você anda pela avenida Saul Elkind e encontra vários comércios sujos e rabiscados pelos pichadores. Eles não têm medo de ninguém", observa ela, que pediu para não ter o nome divulgado. Na maioria das vezes, os pichadores atuam durante a madrugada, o que dificulta o trabalho da Polícia Militar. Apesar da ousadia, de acordo com a comunicação da 4ª Companhia Independente, ninguém havia sido preso ou identificado. A CIPM adiantou que possui câmeras de vigilância ao redor do espaço, porém não deu informou sobre a data da pichação. A reportagem tentou ouvir também o atual comandante da companhia, major Marcos José Facio, porém o contato não foi possível na última quinta. (Paulo Monteiro/NOSSODIA)

Cadastre-se em nossa newsletter


Paulo Monteiro
Paulo Monteiro

Eles picharam, impunemente, todo o muro da 4ª Companhia Independente

Pena branda não ‘mete’ medo
A pichação é considerada crime. O artigo 65 da lei federal 9.605/98 diz que "pichar edificação ou monumento urbano prevê pena de detenção, de três meses a um ano, e multa". Segundo o primeiro parágrafo do artigo, "se o ato for realizado em monumento ou coisa tombada em virtude do seu valor artístico, arqueológico ou histórico, a pena é de seis meses a um ano de detenção, além de multa."
Já o segundo parágrafo destaca que "não constitui crime a prática de grafite realizada com o objetivo de valorizar o patrimônio público ou privado mediante manifestação artística, desde que consentida pelo proprietário e, quando couber, pelo locatário ou arrendatário do bem privado. No caso de bem público, com a autorização do órgão competente e a observância de posturas municipais e normas editadas pelos órgãos governamentais responsáveis pela preservação e conservação do patrimônio histórico e artístico nacional. Atos de vandalismo, seja em espaço público ou privado, podem ser denunciados pelo telefone 190 ou 181 (para denúncias anônimas) da Militar. (P.M.)

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas