Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

PEDRAS DA ESPERANÇA - Velha estrada é motivo de reclamação em Cambé

06 set 2017 às 23:10

Compartilhar notícia

Paulo Monteiro
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mais uma vez os moradores de Cambé reclamam dos velhos problemas da Estrada da Esperança. Em setembro de 2016, a reportagem mostrou como era perigoso trafegar por ela. Inclusive, um motorista capotou um carro na via e ficou gravemente ferido. No entanto, após 12 meses, nada mudou: falta sinalização (a faixa que divide os sentidos das pistas e tartarugas refletivas), sobram pedras soltas, buracos (grandes e pequenos), terra e areia, que ainda deixam a via escorregadia.
A estrada também passa pela região oeste de Londrina. Porém é no trecho de Cambé que as coisas se agravam. O pedreiro Benedito Rosa mora no Conjunto João Turquino, extremo oeste de Londrina, mas passa diariamente pela via para chegar aos clientes cambeenses. Ele perdeu as contas dos prejuízos que a Estrada da Esperança já causou. "Esses buracos quebraram o amortecedor e entortaram a roda do meu carro. Os consertos ficaram bem caros. A estrada é velha e perigosa, mas não há outra alternativa para quem mora nesta região", afirma o pedreiro.
Nos dias chuvosos os buracos da via ficam cobertos pela água barrenta. Verdadeiras armadilhas, pois escondem os defeitos e enganam os motoristas. "Também há muita lama e poeira, que atrapalham bastante a direção. Você tenta livrar o carro de um problema, desliza para a lateral da via e acaba no meio da quiçaça", acrescenta o promotor de vendas Wilson das Neves Júnior.
A via corta também o Residencial Bella Itália, em Cambé. Apesar de viver há apenas seis meses no bairro, a estudante Valciane Maria da Silva assistiu inúmeros acidentes no local. "Moramos aqui há seis meses. Sempre vejo acidentes neste pedaço, principalmente com motociclistas. Eu e meu cunhado quase caímos de moto esses dias depois que ele tentou desviar de um buraco. A terra e o barro também deixam a rua bem escorregadia", relembra a jovem. "Quando o tempo está muito seco, sem chuva, as roupas ficam cobertas de poeira no varal", relata Valciane. (Paulo Monteiro/NOSSODIA)


Ficou na promessa
Em setembro de 2016, o secretário municipal (em substituição) de obras de Cambé, o engenheiro Diego Carvalho Rodrigues, deixou os usuários e moradores na esperança após divulgar que a via receberia um asfalto novo. "Existe um projeto, inclusive já licitado em R$ 3 milhões, para a reforma de vias do município. R$ 500 mil deste dinheiro estão sendo usados na rua Pirapó, que serve de acesso para a Estrada da Esperança, entre os Jardins São Paulo e Santo Amaro", disse ele. "Dentro deste projeto está a Estrada da Esperança, que ganhará o melhor asfalto disponível no mercado atual. A estrutura da via deve ser toda refeita. Infelizmente, não tenho um prazo para este atendimento, pois há apenas uma empresa responsável pela revitalização das vias dentro deste trabalho", argumentou Rodrigues na ocasião. Para a tristeza da comunidade, um ano depois, nada melhorou. (P.M.)

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Duplicação e até viaduto
O secretário municipal de Planejamento de Cambé, Mário Vander Martins, adianta que o município desenvolve um estudo para a duplicação da Estrada da Esperança. "Está sendo elaborado um projeto para a duplicação de pelo menos 600 metros desta via, desde o seu início, na BR-369, até o Jardim das Torres. A execução desta obra seria para os próximos dois anos. Assim que o projeto for concluído, o prefeito de Cambé irá em busca de recursos juntos aos governos estadual e federal. O processo de duplicação do restante da via seria de responsabilidade dos empreendimentos habitacionais que estão em andamento na região", explica o secretário de planejamento.
O município também pretende construir uma estrutura sobre a rodovia BR-369. A obra, além agilizar o fluxo de veículos, diminuiria a quantidade de acidentes no cruzamento. "Há também uma movimentação política para a construção de um viaduto no cruzamento da Estrada da Esperança com a BR-369. Este seria um projeto mais complexo, porém existe a iniciativa do município. Os governos federal e estadual entrariam com o recurso e o município com a execução", acrescenta Martins. (P.M.)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas