Assim como aconteceu contra o time alternativo do Atlético-PR, o Londrina foi melhor em campo, perdeu boas oportunidades de gols, mas não saiu de um 0 a 0 com o J. Malucelli, na tarde de domingo (26), no Ecoestádio, em Curitiba. O Tubarão chegou ao quarto jogo sem derrota - uma vitória e três empates - e permanece na quinta posição, com 13 pontos. O alviceleste encerra a sua participação na fase classificatória na quarta-feira (29), quando recebe o Coritiba, no Estádio do Café. O Jotinha segue em terceiro, com 19 pontos, e encara o PSTC, em Cornélio Procópio.
O LEC precisou fazer uma alteração antes mesmo da bola rolar. Após o aquecimento, o goleiro Alan sentiu dores no adutor da coxa e foi vetado. Cesar foi escalado e fez a sua primeira partida como titular desde que chegou ao clube em 2014. Mostrou segurança e personalidade ao longo do jogo.
O primeiro tempo foi bastante equilibrado e prevaleceu mais os sistemas de defesa e a marcação forte no meio-campo. Os goleiros pouco trabalharam. A melhor chance foi do Londrina. O atacante Yaya recebeu na ponta esquerda, invadiu a área, driblou o zagueiro e acertou o travessão do goleiro Fabrício.
Na etapa complementar, a partida foi mais aberta e o Jotinha pressionou nos 20 minutos iniciais. Porém, assustou mais nas bolas paradas. Foram muitas faltas na intermediária ofensivas e dez escanteios no jogo todo. A defesa alviceleste esteve atenta e segurou a pressão.
O técnico Claudio Tencati fez duas alterações no meio-campo, saíram Robinho e Fabinho e entraram Rafael Gava e Marcinho. O Londrina voltou a equilibrar a partida e chegou com perigo novamente com Yaya e depois em um cabeceio de Gava para fora.
Mas, o lance capital veio no final. Brandão substituiu Paulo Rangel aos 30 minutos, e em seguida recebeu livre, ganhou do zagueiro na velocidade, invadiu a área e bateu na saída do goleiro. Fabrício fez uma grande defesa com o pé esquerdo e evitou a vitória alviceleste.
"Tive tempo para escolher e bati no contrapé, mas ele foi muito bem no lance. O mérito é todo dele", afirmou o atacante alviceleste ao final do jogo.
Sem chances de chegar ao G4, o Londrina promete partir com tudo para cima do Coritiba na quarta-feira para assegurar a quinta posição nesta fase classificatória. O técnico Claudio Tencati destacou que a ideia é não poupar ninguém na última rodada (o time tem sete jogadores pendurados) e nem trabalhar de acordo com outros resultados para escolher um adversário no mata-mata.
"Vencer o Coritiba nos dará muita força para a segunda fase. E o Londrina tem que mostrar sua força para vencer quem vier depois", afirmou o treinador. (Lucio Flávio Cruz/Grupo Folha)