Notícias

NOVO SERVIÇO

06 ago 2017 às 20:09
Começa a funcionar nesta segunda-feira (7), na Agência do Trabalhador de Londrina, localizada na rua Pernambuco, 162 (área central), o Nafe (Núcleo de Apoio Contábil Fiscal). O atendimento vai beneficiar a população de baixa renda, visando a educação financeira, oferecendo informações sobre cobranças de taxas e impostos e também realizando a regularização de pendências.
O núcleo surgiu após uma parceria entre a UEL (Universidade Estadual de Londrina) e a Receita Estadual de Londrina. A iniciativa é oferecida através de um projeto de extensão de educação financeira do Cesa (Centro de Estudos Sociais Aplicados). Aproximadamente 50 alunos, do curso de ciências contábeis da instituição, irão realizar o serviço.
O público poderá esclarecer dúvidas sobre Imposto de Renda de pessoa física, CPF, ICMS, IPVA, FGTS, PIS e MEI. Além disso, também será ofertado o serviço para certidões negativas, criação de CNPJ, consulta de situação fiscal, pedido de isenção para pessoas com deficiência física, mental ou visual, e esclarecimentos sobre o e-Social e o Nota Paraná. "Uma coisa que queremos realizar com este trabalho é estimular as pessoas a usarem o Nota Paraná, por exemplo, que é a forma mais fácil de se recuperar o dinheiro quando falamos de impostos. Também queremos incentivar que as pessoas tenham uma caderneta de poupança, pois o brasileiro não tem a cultura de economizar. Além disso, vamos mostrar para elas a importância de comprar à vista e não no carnê", destacou o professor Pedro Shime, coordenador do projeto na UEL. Um treinamento aconteceu no primeiro semestre de 2017 com os estudantes com vão atender a população. "Com este núcleo, o aluno terá condições de exercer na prática o que aprende na teoria, como a burocracia dos impostos. Outra questão é o atendimento com o público. Isso, no futuro, vai ajudá-los a usar a experiência adquirida com os clientes que vão atender depois de formados", projetou. O serviço será oferecido sempre às segundas e terças-feiras, das 14h às 17h. Ainda estão programadas palestras dos estudantes de ciências contábeis em escolas que possuam o ensino médio. Outro projeto é descentralizar o atendimento, levando o serviço para bairros de Londrina. (Pedro Marconi/Grupo Folha)

Continue lendo