Notícias

Novo arcebispo de Londrina - Boas-vindas

13 ago 2017 às 21:19

O ministério apostólico de dom Geremias Steinmetz, 52, começou oficialmente na tarde de sábado (12), sob os olhares emocionados de mais de 4 mil fiéis. Para dar as boas-vindas ao novo arcebispo de Londrina, foi realizada uma celebração eucarística na Catedral Metropolitana com a presença de autoridades civis e religiosas, além de caravanas de fiéis de várias cidades, incluindo Paranavaí (Noroeste), onde esteve à frente da Diocese durante seis anos. "Agora chegou a hora", disse dom Geremias, momentos antes da missa, explicando que os últimos dois meses foram de muita oração e estudos.
Se colocando aberto ao diálogo, o arcebispo assume no início da Semana da Família e em plena preparação para o 14º Interclesial das Cebs (Comunidades Eclesiais de Base do Brasil). O evento acontecerá em Londrina, em janeiro de 2018. "Essa é uma agenda que o Brasil se volta para ela, pois é um momento importante para discutir a missão da Igreja e suas grandes questões", diz, reforçando que sua intenção depois é trabalhar intensamente nas santas missões populares.
Dom Geremias também enfatiza o desejo de trabalhar mais perto com as lideranças. "Nesse quesito, percebo que a arquidiocese tem uma grande caminhada. Já percebi aqui leigos muito bem preparados, com conhecimento nas questões da Igreja. Particularmente, trago no coração a vontade de trazer para Londrina, como já foi feito com certeza em outros tempos, o melhor da discussão pastoral no Brasil e no mundo, e fazer com que nossas lideranças consigam acompanhar esse pensamento", afirma. (Micaela Orikasa/Grupo Folha)


Grande responsabilidade
O novo arcebispo fez questão também de dizer que está assumindo uma grande responsabilidade, o que vai significar muito trabalho, reflexão, oração e síntese das grandes questões teológicas. "Tenho certeza que Deus nos dando saúde, disposição para o trabalho não nos falta", completa. A nomeação de dom Geremias foi relativamente rápida, em cerca de seis meses. Durante este período, o administrador apostólico Dom Manoel João Francisco, bispo de Cornélio Procópio, zelou pela arquidiocese. "Foi uma experiência muito boa. Contei com muito apoio e acolhida de toda a comunidade e agora acredito no bom trabalho de dom Geremias. Ele é jovem, muito dinâmico e tem um grande zelo pelos pobres", comenta, destacando a atuação do arcebispo na Cáritas Paraná. (M.O.)

JORNADA
Nascido em 26 de fevereiro de 1965, em Sulina (Sudoeste), dom Geremais Steinmetz entrou para o Seminário Menor São João Maria Vianey aos 12 anos. Em 1991, em sua terra natal, foi ordenado padre.
Ao longo dos anos, foi vigário paroquial na Catedral do Senhor Bom Jesus, reitor do Seminário de Filosofia Bom Pastor e diretor do Instituto Sapientia de Filosofia. Fez mestrado em Liturgia pelo Instituto Santo Anselmo, em Roma e foi nomeado bispo em março de 2011, assumindo a Diocese de Paranavaí. Também foi eleito vice-presidente do Regional Sul 2 da CNBB e bispo referencial da Cáritas Regional. (M.O.)


Continue lendo