Precisar é diferente de depender
Deparei-me com uma situação que me colocou a refletir sobre a diferença entre a precisão e a dependência. Ponderei que os termos têm lá suas relações semânticas, vez que precisar pode acarretar o ato de depender do outro. Incomodou-me, todavia, de modo acentuado que tive de escrever sobre as diferenças entre os verbos. Depender implica ser, quase ou totalmente, incapaz de realizar uma ação sem que haja uma mão estendida a você. Isso significa, quando penso nas relações humanas, assistir ao outro perder sua capacidade de ação, de modo que tudo o que faça, dependerá do aval ou consentimento de alguém. De forma distinta, precisar está ligado à necessidade de sentir o outro próximo a você, seja para oferecer a mão e segurá-la num momento difícil, seja tão-somente para ouvir, falar, abraçar, ser amigo, enfim, amparar e se permitir ser amparado, de maneira gratuita sem que o outro tenha de pedir por tal ação. Depois de concluída minha reflexão, constatei que não dependo de alguém, sou dona de minhas ações, responsabilidades e decisões. No entanto, preciso de ações específicas, de receber incondicionalmente carinho, atenção, assim como preciso, e muito, de ofertar carinho e atenção que em mim andam suprimidos. Depender é termo muito forte para ser empregado quando há ausência daquilo que, de fato, sentimos falta, mas sobrevivemos, bem ou mal, sem.
Deparei-me com uma situação que me colocou a refletir sobre a diferença entre a precisão e a dependência. Ponderei que os termos têm lá suas relações semânticas, vez que precisar pode acarretar o ato de depender do outro. Incomodou-me, todavia, de modo acentuado que tive de escrever sobre as diferenças entre os verbos. Depender implica ser, quase ou totalmente, incapaz de realizar uma ação sem que haja uma mão estendida a você. Isso significa, quando penso nas relações humanas, assistir ao outro perder sua capacidade de ação, de modo que tudo o que faça, dependerá do aval ou consentimento de alguém. De forma distinta, precisar está ligado à necessidade de sentir o outro próximo a você, seja para oferecer a mão e segurá-la num momento difícil, seja tão-somente para ouvir, falar, abraçar, ser amigo, enfim, amparar e se permitir ser amparado, de maneira gratuita sem que o outro tenha de pedir por tal ação. Depois de concluída minha reflexão, constatei que não dependo de alguém, sou dona de minhas ações, responsabilidades e decisões. No entanto, preciso de ações específicas, de receber incondicionalmente carinho, atenção, assim como preciso, e muito, de ofertar carinho e atenção que em mim andam suprimidos. Depender é termo muito forte para ser empregado quando há ausência daquilo que, de fato, sentimos falta, mas sobrevivemos, bem ou mal, sem.