Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

NO PRIMEIRO SEMESTRE - Crimes contra o patrimônio crescem 9%

17 set 2017 às 22:22

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
Números divulgados recentemente pela SESP-PR (Secretaria de Segurança Pública do Paraná), relativos ao primeiro semestre de 2017, reforçam o aumento da sensação de insegurança em Londrina. Os crimes contra o patrimônio chegaram a 13.364, contra 12.251, no mesmo período de 2016, alta de 9%. Em relação aos furtos e roubos, foram 6.640 e 4.287 casos, respectivamente, nos seis primeiros meses deste ano.
Na região norte da cidade, o trabalho da PM (Polícia Militar) tem se baseado em constantes operações espalhadas por diversos bairros e vias com grande circulação de pessoas. "Uma sistemática de planejamento que estamos tendo é de promover, por exemplo, vários bloqueios móveis simultâneos, fazendo com que a dinâmica de segurança se altere. Assim, conseguimos em um dia realizar blitze, revistas de estabelecimentos e de pessoas", destacou o major Nelson Villa Júnior, comandante da 4ª Companhia Independente.
Outra estatística que apresentou crescimento entre o primeiro semestre deste ano com o anterior foi o de roubos de veículos, que aumentou 88%. Segundo o capitão Ricardo Eguedis, oficial de planejamento do 5ª Batalhão da Polícia Militar de Londrina, foram identificados pequenos grupos de indivíduos que realizam o crime em locais que apresentam grande frequência de denúncias. Estes pontos costumam receber mais ações ostensivas a partir disto.
"Um problema que temos é a reincidência. Muitos são presos, mas acabam conseguindo responder o processo em liberdade. Temos percebido que uma quantidade considerável destas pessoas são apreendidas novamente cometendo condutas criminosas. Porém, neste meio tempo até voltar para o sistema prisional, ela vai somando outras ocorrências", explica. Segundo ele, por dia, o batalhão consegue prender, em média, dez pessoas por crimes diversos.
Também colaborando para reverter o clima de insegurança instalado, a GM (Guarda Municipal) aposta no trabalho conjunto com as forças de segurança. De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, Evaristo Kuceki, o serviço da guarda costuma ficar restrito a casos específicos, como o combate a ocupações irregulares e a proteção do patrimônio público. "No centro da cidade, os guardas sempre estão fazendo patrulhamento para inibir criminosos. À noite, focamos na patrulha em escolas, unidades de saúde e Bosque Central."
Para as autoridades de segurança, o apoio da população, por meio de informações e denúncias, é uma das maneiras de ajudar a polícia e que vem trazendo retorno. "A relação de parceria com a comunidade é importante porque nos faz chegar mais rápido ao criminoso, evitando novos atos infracionais e otimizando o trabalho", aponta Villa. "Por isso, o cidadão de bem não pode ter medo ou receio da ação policial. Somente com a participação das pessoas é que vamos conseguir ter mudanças significativas", acredita Eguedis. (Pedro Marconi/Grupo Folha).
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas