Os três jogos sem vitória e a queda de rendimento da equipe nas últimas partidas fizeram com que o Londrina mudasse o discurso nesta reta final da Série B. O objetivo de brigar pelo acesso foi deixado de lado e o clube foca as atenções para voltar a vencer logo e não ser pressionado pela zona do rebaixamento.
A goleada de 4 a 1 sofrida para o Oeste fez com que o Tubarão fechasse a 26ª rodada em décimo lugar, com 34 pontos. Se a posição ainda não é incômoda, a pontuação, sim. O Londrina tem apenas cinco pontos a mais do que o Figueirense, que hoje é o 17º – primeiro clube a ser rebaixado -, com 29. Já o sonho de terminar no G4 se tornou uma meta muito improvável. Faltando 12 rodadas para terminar o Brasileiro, o LEC está distante 11 pontos do quarto colocado, o Vila Nova.
"Já passamos situações piores, inclusive de posicionamento no primeiro turno em relação à proximidade da zona rebaixamento, e reagimos. Mas, esta reação novamente tem que acontecer agora porque as coisas vão afunilando", afirmou o técnico Claudio Tencati. "Temos que saber digerir esta derrota, absorver as cobranças e dar uma resposta com vitória diante do CRB".
O time alagoano é um concorrente direto na parte de baixo da tabela e soma 32 pontos, em 14º. O jogo ocorre nesta sexta-feira (29), às 20h30, no Estádio do Café.
A última e única que vez que o Londrina havia tomado quatro gols na era SM Sports foi na final da Série C, em 2015, quando foi superado pelo Vila Nova por 4 a 1, no Serra Dourada. A goleada na Arena Barueri deixou muitos jogadores abalados, mas Tencati rejeitou a ideia de que o resultado seja reflexo das cobranças no elenco e da demissão de três jogadores nos últimos dias.
"O clima do vestiário estava bom e a motivação era grande e isso ficou comprovado pelo bom futebol apresentado no primeiro tempo. Se tivéssemos feito um jogo ruim desde o início, com os jogadores apáticos, seria diferente. As cobranças vão existir e temos que saber reagir a elas", cobrou. (Lucio Flávio Cruz/Grupo Folha)
Peneira
A derrota para o Oeste evidenciou ainda mais um problema que o time tem apresentado desde o início da série B: a vulnerabilidade defensiva. Com os quatro gols sofridos, o Londrina tem a pior defesa da competição, com 39 gols em 26 partidas. O alviceleste tomou mais gols, inclusive, que os virtuais rebaixados Náutico (33) e ABC (37). Em toda a Série B do ano passado, o LEC sofreu apenas 29 gols e teve a melhor defesa do campeonato.
Com tantos gols tomados assim, nem ter o melhor ataque, ao lado de Internacional e Paraná Clube, tem resolvido os problemas do Londrina. A diferença é que o Tubarão marcou 39, mas tem saldo zero, enquanto colorados e tricolores têm saldos positivos de 21 e 20, respectivamente. (L.F.C.)
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Ingressos
O Londrina iniciou na tarde de quarta-feira (27) a venda dos ingressos para o confronto com o CRB. Os valores são os mesmos das última partidas da Série B: arquibancada preço único de R$ 10 e cadeiras, R$ 20. Já para a final da Primeira Liga contra o Atlético Mineiro, na quarta-feira (4), às 21h45, no Estádio do Café, o bilhete de arquibancada custará R$ 25 e as cadeiras, R$ 50. Os ingressos também já estão à disposição do torcedor. (L.F.C.)
Tencati mexe
no time
Depois de escalar o time com três atacantes nos últimos dois jogos e ver o Londrina somar apenas um ponto, marcar dois gols e sofrer cinco, o técnico Claudio Tencati deve mexer na formação tática da equipe para o confronto contra o CRB, na sexta-feira (29), no Estádio do Café. A preocupação maior do treinador é não deixar a equipe tão vulnerável no sistema defensivo.
"Temos sido muito frágeis na proteção e organização defensiva. Mesmo sendo um jogo dentro de casa, talvez opte por uma formação como usamos diante do Fluminense e do Cruzeiro e que funcionou bem", afirmou, em uma referência às partidas da Primeira Liga. "Precisamos ganhar o jogo, mas não podemos sair de qualquer jeito".
O lateral-direito Reginaldo e o volante Romulo estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo e serão substituídos por Lucas Rámon e Germano, que volta de suspensão, respectivamente. Outra baixa deve ser o meia Ricardinho, que foi substituído no segundo tempo em Barueri com uma lesão na coxa. Marcinho deve ser o escolhido para entrar no seu lugar. (L.F.C.)