Nascida na Zona Rural de Valença, Maria Aloísia de Jesus dos Santos começou a trabalhar aos sete anos em casa de família, já que sua mãe tinha que sustentar os sete filhos sozinha. "Passamos por muitas dificuldades, eu trabalhava e muitas vezes o que recebia em troca era a comida e material da escola", diz. Depois que seus irmãos resolveram seguir para a capital baiana para trabalhar, Maria decidiu traçar o mesmo rumo logo depois e tentar uma vida melhor. Em Salvador, ela continuou a trabalhar como doméstica e só em 2012 teve seu primeiro emprego de carteira assinada, em uma empresa terceirizada, na função de serviços gerais. Ela diz que foi aí que seu amigo do trabalho, Eduardo, abriu seus olhos para o sonho em cursar o nível superior. "Já que eu não tinha como pagar uma faculdade particular, ele me mostrou os passos para conseguir ingressar através do Fies", recorda. Já estudando na Faculdade Uninassau, em Salvador, e fazendo estágio, Maria teve que voltar a fazer faxina aos finais de semana para complementar sua renda. Entre uma faxina e outra, ela se preparava nas madrugadas para o Exame da Ordem dos Advogados (OAB). E esse tamanho esforço não foi em vão: no XXI Exame da OAB, realizado em janeiro deste ano, Maria foi aprovada. (Redação NOSSODIA)