Na estrada de chão ou no asfalto, lá estão eles, firmes e pedalando. Formado há três, o grupo Galera do Pedal está sempre aberto a novos integrantes. Daniel Coutinho, 29 anos, o "Fera", entrou para o time há dois anos. "Primeiro em busca de saúde e diminui 33 quilos", comemora. "Estava pré-diabético, com colesterol alto e com gordura visceral. Comecei a seguir para o trabalho de bike, mas não foi fácil. Dos cinco quilômetros, era metade pedalando e outra xingando". Com perseverança, fez da atividade um hábito saudável e prazeroso e reverteu o quadro. Após o trabalho, pedalam de 30 a 40 quilômetros e os fins de semana também incluem o encontro sobre a magrela. "A gente gosta de comer pastel lá em Rolândia", brincam. "E tem um restaurante muito bom em Maringá", emendam no trajeto que reúne a contemplação da paisagem à gastronomia. Com equipamentos de segurança – capacete, luvas, lanterna, roupas apropriadas, óculos e mochila de hidratação -, mostram conscientização e valor à vida. Entre um aceno e outro de motoristas que os encontram na vida, concluem: "Ciclista é benquisto. Não jogamos lixo, respeitamos as regras de trânsito e as pessoas admiram a nossa disposição", orgulham-se. Ao comerciante Oscarino, o porteiro Adilson, o enfermeiro Cleison e o padeiro Paulo, os cumprimentos do NOSSODIA. (Walkiria Vieira/NOSSODIA)