Tapetão
O Campeonato Paranaense virou uma lambança só. Todos os problemas jurídicos, decisões de tribunais, anulação de jogos fez com a competição perdesse a graça. E acho difícil que o Estadual não seja definido nos tribunais. A decisão do STJD de punir o J. Malucelli e colocar o Rio Branco no lugar abriu um precedente perigoso na justiça esportiva brasileira. Que a irregularidade da escalação do atacante Getterson era flagrante ninguém duvidava. A entrada do Rio Branco nas quartas de final também era plausível, apesar de não ser uma unanimidade.
Tapetão II
O que ninguém imaginava era que com a inclusão de um novo clube, os demais confrontos não fossem alterados. Se criou uma bizarrice jurídica e esportiva do tamanho do Brasil. O Londrina, quinto colocado na fase classificatória, enfrenta o Rio Branco, que, com a punição do Jotinha, terminou em oitavo. Surreal! Rasgaram e jogaram o regulamento no lixo. Difícil entender uma decisão dessas. Ou se eliminava o J. Malucelli e classificava o Londrina direto para a semifinal ou incluía o Rio Branco e alterava todos os confrontos.
Tapetão III
Se criou uma jurisprudência inédita no futebol brasileiro e que pode ter muitos desmembramentos nada agradáveis no futuro. Duvido que não teremos outras ações na justiça por clubes que se sentirem prejudicados. A probabilidade do Paranaense terminar nos tribunais é muito grande. Um campeonato onde a dupla Atletiba não acertou com a TV, onde a Federação impediu a realização do clássico Atletiba, que teve clube escalando jogador irregular, que teve a justiça interferindo no resultado de campo não poderia terminar bem mesmo. Por mim, fechava a Federação para balanço, anulava o campeonato e só voltava em 2018.