Notícias

LUCIO FLÁVIO

07 mai 2017 às 18:56

Café
O Londrina galgou degraus importantes nos últimos anos dentro de campo chegando a série B do Brasileiro. Porém, fora de campo, o progresso ainda deixa a desejar. O estádio do Café, por exemplo, é um velho problema e a cada dia fica mais difícil modernizar o local. A novela da vez é o gramado. Na última semana, representantes da CBF estiveram em Londrina e ficaram assustados com o estado da grama do Café. Houve reclamação pela pouca manutenção, do desnível do piso e da altura excessiva do gramado. Um pedação do piso foi retirado para uma análise mais minuciosa.

Padrão
A CBF tem procurado, nos últimos anos, padronizar as exigências em relação à estrutura dos estádios, para melhorar o nível dos jogos do futebol brasileiro. Desde 2016, por exemplo, todos os gramados dos clubes das séries A e B precisam ter o mesmo tamanho (105mx68m), o padrão da Fifa. A partir de 2018, a CBF vai exigir que todos os gramados tenham um mesmo padrão no corte e na altura da grama. Se a regra já estivesse valendo agora, o Café não poderia abrigar jogos da série B, da forma como o gramado está hoje. Para este ano, não há risco do estádio ser interditado, mas as exigências vão aumentar no futuro

Vergonha
O gramado do Café foi trocado há um ano. Mais de R$ 500 mil do contribuinte foram investidos. Escrevi diversas vezes que trocar o gramado seria o mais fácil. Difícil seria a manutenção. O tempo comprovou isso. A Fundação de Esporte não tem estrutura financeira e nem de pessoal para cuidar do campo. Nem uma máquina necessária para o corte o município possui. O resultado não poderia ser outro mesmo. E não adianta reclamar porque do jeito que está não há como resolver. A estrutura não dá conta. Só a terceirização ou a contratação de empresas especializadas vão conseguir suprir as necessidades do Café. Vamos passar vergonha mais um ano.


Continue lendo