Aléssio, atual auxiliar técnico, marcou o gol da vitória do Londrina em 93
O confronto contra o Internacional na abertura da Série B vai trazer novamente à memória do torcedor alviceleste uma das maiores vitórias da história do Londrina. Em 23 de abril de 1993, o Tubarão surpreendia a todos com o 1 a 0 sobre o Colorado em pleno Beira-Rio. O LEC eliminava um dos gigantes do futebol brasileiro e avançava para as quartas de final da Copa do Brasil. Foi a última partida entre os clubes.
O gol solitário do ponta Aléssio no início do segundo tempo produziu uma das maiores zebras da até então recente competição, que havia sido criada em 1989. A classificação foi ainda mais heróica já que a primeira partida tinha terminado em 1 a 1 (gols de Pereira e Jairo Lenzi), no Estádio do Café, e o Inter jogava pelo 0 a 0 em casa.
"Aquela vitória foi muito importante e marcou demais na história do Londrina. Uma equipe modesta desbancou uma cheia de estrelas. Até hoje as pessoas lembram daquele gol", revelou Aléssio, hoje auxiliar do técnico Claudio Tencati.
O LEC tinha em campo vários jogadores que haviam sido campeões estaduais em 1992, como João Neves, Roberto, Alexandre, Souza e Aléssio. O time era comandado pelo gaúcho Carlos Gainete. O Internacional era o atual campeão da Copa do Brasil e tinha como destaques em campo o goleiro Gato Fernandez, da seleção paraguaia, Pinga, Célio Lino, Silas, Caíco e Jairo Lenzi. O treinador era o multi campeão Enio Andrade.
Outro destaque naquela vitória, o goleiro Carlão, hoje preparador de goleiros do time sub-19 do LEC, lembra que houve um clima de já ganhou entre os jogadores do Inter, após o resultado da primeira partida. "Eles não estavam nem pensando no Londrina e acharam que iriam ganhar fácil e pegar o Flamengo na sequência", relatou. "Entramos muito motivados. Para um jogo desta grandeza, o treinador nem precisa dar palestra. A motivação já era o adversário".
Foi justamente o técnico Gainete que protagonizou uma das cenas mais emocionantes da vitória alviceleste em Porto Alegre. Ídolo como goleiro e treinador do Inter, Gainete se emocionou após a classificação. "Foi muito marcante ver o Gainete, ao lado dos filhos, chorando no vestiário até em virtude de tudo que o Inter representava para ele e também pelo que ele fez pelo clube", contou Aléssio, que naquele momento já havia acertado a sua saída do Londrina para o Botafogo. "Como classificamos ainda permaneci para os dois jogos contra o Flamengo". O LEC acabou sendo eliminado pelo rubro-negro após derrota no Rio e empate no Estádio do Café. (Lucio Flávio Cruz/Grupo Folha)
Semelhanças com 2017
Uma coincidência entre aquele Londrina e o atual é a presença de vários jogadores formados na base do clube. "Tínhamos sete ou oito jogadores em campo e mais alguns no banco que eram da casa, como Zé Humberto, Luciano Araújo", apontou Aléssio. "Eu, o Souza, o Edílson, o Alexandre, o Aléssio. Todos formados no clube", recordou Carlão.
Presentes nos dois confrontos históricos, os ex-jogadores lembram que o Café estava lotado na primeira partida e esperam que o panorama se repita neste sábado (13). "Por ser a estreia contra o Inter com suas estrelas, queremos que a torcida prestigie a equipe e nos ajude, porque temos certeza que o Londrina vai brigar pelo acesso", ressaltou Aléssio. Ao longo da história, Londrina e Internacional se enfrentaram em seis oportunidades (um amistoso, três pelo Brasileiro e dois pela Copa do Brasil). São três vitórias coloradas, dois empates e uma vitória alviceleste. Justamente a do último encontro. Inesquecível. (L.F.C.)
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.