Notícias

Lixo no lugar certo - Fiscalização contra descarte ilegal será intensificada

05 out 2017 às 08:39
A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), Sema (Secretaria Municipal do Ambiente), Guarda Municipal e Força Verde vão intensificar os esforços de fiscalização contra o descarte ilegal de entulhos e demais resíduos sólidos no município. A medida foi destacada em reunião pública realizada na Câmara Municipal de Londrina na quarta-feira (4), em debate entre representantes da administração municipal, dirigentes de órgãos estaduais, organizações ambientais e entidades da sociedade civil.
A CMTU, segundo o presidente Moacir Sgarioni, deverá apreender veículos que forem flagrados lançando resíduos em locais irregulares. Para a ação, a companhia pretende contratar um serviço de guincho plataforma e depósito para guardar esses veículos. A secretária de Ambiente, Roberta Queiroz, disse que já está em vigor parceria entre a SEMA e a CMTU com a Guarda Municipal, cujos agentes deverão acompanhar os procedimentos quando houver apreensão de veículos.
Neste ano, informou o presidente da CMTU, foram removidos 24.588 m³ de resíduos sólidos do município, dos quais 7,7 mil m³ de entulho no PEV (ponto de entrega voluntária) do Jardim Nova Conquista (zona leste) e outros 1,06 mil m³ do PEV do Residencial Vista Bela (zona norte). No entanto foram removidos 15.828m³ de pontos de descarte irregular, ou seja, 64,37% do volume total. "Isso representa um custo de R$ 1,195 milhão para a CMTU", aponta.
Roberta Queiroz ressaltou que a atual administração retomou o modelo de gestão do projeto Lixo Zero da administração anterior. A pasta tem realizado a fiscalização das empresas de construção civil, que são divididos em pequenos e grandes geradores.
A secretária disse ainda que a SEMA e a CMTU têm realizado a limpeza dos locais de descarte ilegal e, depois, a pasta tem investido no paisagismo do espaço. "Em locais bem cuidados as pessoas ficam constrangidas em realizar esse descarte ilegal", aponta.
O presidente da associação de carroceiros de Londrina, Giuliano Custódio, afirmou que desde 2011 a associação tem buscado uma solução para o descarte irregular do lixo, garantindo que, apesar de serem considerados por muitos como culpados, a maioria dos carroceiros não é responsável pelo descarte ilegal. "Na nossa região, na rua Pantanal, tem pessoas que vão de caminhonete para jogar entulho por lá e se a gente fala alguma coisa é ameaçado." Desde que o antigo ecoponto do Jardim Santo André foi extinto, há quatro meses, ele deixou de coletar resíduos com carroça por não ter onde descartar material na região.

Continue lendo