Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Lixo no lugar certo - Fiscalização contra descarte ilegal será intensificada

Vítor Ogawa
Grupo Folha
05 out 2017 às 08:39

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), Sema (Secretaria Municipal do Ambiente), Guarda Municipal e Força Verde vão intensificar os esforços de fiscalização contra o descarte ilegal de entulhos e demais resíduos sólidos no município. A medida foi destacada em reunião pública realizada na Câmara Municipal de Londrina na quarta-feira (4), em debate entre representantes da administração municipal, dirigentes de órgãos estaduais, organizações ambientais e entidades da sociedade civil.
A CMTU, segundo o presidente Moacir Sgarioni, deverá apreender veículos que forem flagrados lançando resíduos em locais irregulares. Para a ação, a companhia pretende contratar um serviço de guincho plataforma e depósito para guardar esses veículos. A secretária de Ambiente, Roberta Queiroz, disse que já está em vigor parceria entre a SEMA e a CMTU com a Guarda Municipal, cujos agentes deverão acompanhar os procedimentos quando houver apreensão de veículos.
Neste ano, informou o presidente da CMTU, foram removidos 24.588 m³ de resíduos sólidos do município, dos quais 7,7 mil m³ de entulho no PEV (ponto de entrega voluntária) do Jardim Nova Conquista (zona leste) e outros 1,06 mil m³ do PEV do Residencial Vista Bela (zona norte). No entanto foram removidos 15.828m³ de pontos de descarte irregular, ou seja, 64,37% do volume total. "Isso representa um custo de R$ 1,195 milhão para a CMTU", aponta.
Roberta Queiroz ressaltou que a atual administração retomou o modelo de gestão do projeto Lixo Zero da administração anterior. A pasta tem realizado a fiscalização das empresas de construção civil, que são divididos em pequenos e grandes geradores.
A secretária disse ainda que a SEMA e a CMTU têm realizado a limpeza dos locais de descarte ilegal e, depois, a pasta tem investido no paisagismo do espaço. "Em locais bem cuidados as pessoas ficam constrangidas em realizar esse descarte ilegal", aponta.
O presidente da associação de carroceiros de Londrina, Giuliano Custódio, afirmou que desde 2011 a associação tem buscado uma solução para o descarte irregular do lixo, garantindo que, apesar de serem considerados por muitos como culpados, a maioria dos carroceiros não é responsável pelo descarte ilegal. "Na nossa região, na rua Pantanal, tem pessoas que vão de caminhonete para jogar entulho por lá e se a gente fala alguma coisa é ameaçado." Desde que o antigo ecoponto do Jardim Santo André foi extinto, há quatro meses, ele deixou de coletar resíduos com carroça por não ter onde descartar material na região.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas