Inaugurado no início de 2016, o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) do Residencial Vista Bela, na avenida Annibal Balarotti, zona norte de Londrina, deveria ser um modelo de organização, com descartes orientados e setorizados (separados em baias de lixo). O local foi preparado para receber móveis, restos de jardins, galhos e resíduos verdes, entulhos, sofá, colchão e recicláveis. Contudo, após cerca de 18 meses, a situação parece que fugiu do controle. Há materiais proibidos misturados aos demais. Montanhas com restos orgânicos, gesso, isopor e pneus, inclusive com água parada.
Inicialmente, o PEV seria uma saída para controlar e conferir a destinação correta dos resíduos, diminuindo o impacto ambiental causado pelos descartes irregulares em áreas inapropriadas. O PEV também substituiu os ecopontos (criados para receber materiais já classificados), que acabaram se tornando lixões.
Com o PEV, a intenção também era normatizar e regularizar o despejo de sobras de construção e resíduos verdes. Eles seriam reaproveitados e incorporados à massa de compostagem do lixo orgânico do Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), ajudando a melhorar a qualidade do composto.
O primeiro Ponto de Entrega Voluntária de Londrina apresenta problemas parecidos. Localizado na rua Capitão João Busse, Jardim Nova Conquista, zona leste da cidade, o espaço foi entregue no início de 2015. Na ocasião foram instalados portões, guarita, banheiros químicos e sinalização das áreas para cada tipo de descarte. O que ainda não desapareceu, aparenta estar danificado. (Paulo Monteiro/NOSSODIA)
Descarte tem limite
De acordo com a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina), os espaços deveriam receber o equivalente a oito carriolas (quantidade de até 1 metro cúbico de resíduos sólidos) por usuário. Para efetuar o descarte, a pessoa deveria apresentar um documento de identificação, preencher cadastro na entrada, identificar a procedência dos vestígios (nome da rua e bairro), ter a quantidade de resíduos dentro do limite devidamente separado. No entanto, veículos utilitários também descarregam no local.
O PEV é um terreno público delimitado. O público alvo seria de carroceiros, jardineiros e pequenos geradores. Acima de 1 m³ seria considerado grande gerador e o responsável ficaria obrigado a dar destinação correta ao material. Com o suposto monitoramento dos resíduos, diante de irregularidades, usuários poderiam ser autuados e penalizados. (P.M.)
Mais de 2 mil caminhões de lixo em 2017
De acordo com a assessoria de comunicação, a CMTU realiza a limpeza permanente dos dois Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de Londrina. Somente em 2017, ela informa que já foram recolhidos 13.128 metros cúbicos de resíduos nos dois locais: PEVs Vista Bela e Nova Conquista. Metragem que representa 2.314 viagens de caminhões caçamba (de 60 metros cúbicos). Segundo a nota da Companhia, deste total, 2.064 foram retirados do Nova Conquista e 250 do Vista Bela. A CMTU divulga que os PEVs devem ser usados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e sábado, das 8h às 12h. (P.M.)