Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Igreja Católica - Londrina tem novo arcebispo

Simoni Saris
Grupo Folha
15 jun 2017 às 15:09

Compartilhar notícia

Fabiano Vaz Fracarolli/Diário do Noroest
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Arquidiocese de Londrina anunciou nesta quarta-feira (14) o novo arcebispo. Dom Geremias Steinmetz assumirá no próximo dia 12 de agosto o lugar deixado por dom Orlando Brandes em novembro de 2016. A nomeação feita pelo papa Francisco foi anunciada pelo administrador apostólico da Arquidiocese, dom Manoel João Francisco, e pelo padre Vandenir Araújo.
Dom Geremias está na sede episcopal de Paranavaí desde 2011, quando foi nomeado pelo papa Bento 16. Aos 52 anos, é considerado um bispo jovem e dinâmico, preocupado com a formação de novos sacerdotes. "Recebi a notícia com alegria e apreensão ao mesmo tempo. Saio de uma diocese pequena como é Paranavaí, com 34 paróquias e 42 padres, para uma diocese grande, com 84 paróquias e 130 religiosos e diocesanos. Só isso já seria um impacto, mas também, por outro lado, tem as pastorais, os organismos e organizações que têm em Londrina e que aqui não temos, como por exemplo, a PUC (Pontifícia Universidade Católica)", disse o novo arcebispo. "Tenho uma grande preocupação por estar presente em seminários, escolas de diáconos, além, naturalmente, de que como bispo tenho que estar no meio do povo de Deus."
A proximidade com os fiéis, disse o padre, é a melhor parte. "Vou conhecer mais de perto o povo que vocês chamam de pé-vermelho, conhecer o espírito e a alma dessa gente toda. Assim como trabalhei muito em Paranavaí, vou me dedicar ao povo. Eu agora tomo a liberdade de dizer boas-vindas ao coração de Londrina."
O novo arcebispo nasceu em Sulina, no Sudoeste paranaense, em 26 de fevereiro de 1965. Seus pais, Carlos Nicolau e Ana Maria, tiveram 11 filhos, dois deles já falecidos. Ele ingressou no seminário em Palmas (Centro-Sul) e cursou a faculdade de Teologia em Florianópolis, onde foi aluno de dom Manoel João Francisco e de dom Orlando Brandes, seu "diretor espiritual". "Me sinto muito ligado a dom Orlando e dou graças a Deus por tê-lo na minha vida, no episcopado", disse.
Dom Geremias foi ordenado bispo em março de 2011, um mês antes de assumir a Diocese de Paranavaí. Mestre em Liturgia pelo Instituto Salmo Anselmo, em Roma, na Itália, já atuou como assessor diocesano das pastorais da Criança, da Liturgia e da Catequese e atualmente é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), vice-presidente da regional Sul 2 da confederação e preside a Associação Paulo VI, que faz relação com a PUC.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas