A equipe de handebol MRV/Unicesumar/Paiquerê FM/Londrina inicia nesta quinta-feira (10) a sua caminhada na Liga Nacional de Handebol Masculino, a principal competição da modalidade no País. O duelo será contra a forte equipe do Pinheiros (SP), às 20h, no ginásio do Moringão.
Com um elenco jovem e com investimentos bem inferiores ao das grandes equipes, Londrina tem como objetivo se classificar para a segunda fase e com isso melhorar a sua participação em relação ao ano passado, quando caiu na fase inicial.
Assim como aconteceu em 2016, a Liga Nacional está divida em grupos regionalizados. Os londrinenses estão na conferência que agrega as equipes do Sul e Sudeste e por isso a chave é a mais competitiva. O Londrina vai enfrentar Pinheiros, São Caetano do Sul, Taubaté, Maringá e Uberaba. Na primeira fase, os confrontos serão em turno e returno e os quatro melhores colocados avançam.
"Taubaté e Pinheiros estão em um nível acima. Os demais vão brigar de igual para igual. Precisamos ir bem nos confrontos, sobretudo, contra Maringá e São Caetano para conseguirmos nos classificar", apontou o técnico Giancarlos Ramirez.
Como preparação para a Liga, a equipe londrinense está disputando o Campeonato Paranaense, o que proporcionou ritmo de jogo e entrosamento ao time. "Fizemos boas partidas no Estadual e acredito que estamos prontos para fazer uma boa estreia", avalia o goleiro Cris, 31 anos e um dos mais experientes do elenco. Cris retornou na última semana a Londrina após ser campeão com a seleção brasileira de handebol de areia no World Games, disputado na Polônia. O Brasil é o atual tricampeão da competição.
Apesar da confiança em uma boa participação na Liga, todos na equipe londrinense reconhecem a força do adversário da estreia. O Pinheiros é o atual campeão pan-americano e tem vaga garantida para jogar o Mundial de Clubes. Tem jogadores experientes e da seleção brasileira como Zeba, Diogo e o goleiro Marcão.
O treinador londrinense ganhou esta semana o reforço do ponta direita Pedro Paulo, que estava com a seleção brasileira júnior na disputa do Campeonato Mundial, na Argélia. Os ingressos custam R$ 2. (Lucio Flávio Cruz/Grupo Folha)