A classificação antecipada para a Copa do Mundo da Rússia adiantou a programação da seleção brasileira em várias frentes. Até o fim do ano a comissão técnica vai intensificar a procura por amistosos contra equipes europeias, abrir oportunidades para convocar novos jogadores e definir o local onde será a concentração da equipe durante o Mundial.
A seleção voltará a se reunir em junho para amistosos na Austrália contra a equipe da casa, no dia 13, e a Argentina, no dia 9, com possíveis novidades entre os convocados. A vaga garantida na Rússia e a boa fase dão ao técnico Tite mais segurança para tentar opções diferentes. "Temos a oportunidade de uma série de outros jogadores atuarem para que a competição em alto nível aconteça", afirmou o treinador.
Os testes devem contemplar também as duas próximas rodadas das Eliminatórias, em agosto e setembro, com partidas contra Equador e Colômbia. Os novatos nas convocações virão de uma pré-lista analisada pela comissão técnica de 56 nomes. Esses jogadores têm sido monitorados pelos membros da equipe de Tite com viagens para ver treinos e jogos.
Entre os atletas analisados estão os goleiros Diego Alves (Valencia) e Danilo Fernandes (Inter), os zagueiros Felipe (Porto) e Gabriel Paulista (Arsenal), o lateral Fabinho e o atacante Lucas (Paris Saint Germain). Nos oito jogos pelas Eliminatórias em que esteve à frente na equipe nacional, Tite convocou até o momento 39 atletas. (Agência Estado)
Adversário de primeiro escalão
Para avaliar a montagem do elenco, Tite deve ter outros amistosos além dos já marcados contra Austrália e Argentina. A CBF quer agendar outro confronto para novembro contra alguma seleção europeia. "Queremos algum adversário de primeiro escalão. Temos que aguardar mais alguns meses para ver se na data desejada a nossa adversária estará livre da disputa das Eliminatórias", disse o coordenador de seleções da CBF, Edu Gaspar.
O Brasil não enfrenta equipes da Europa há dois anos. O último jogo foi contra a França, uma vitória por 3 a 1 em amistoso, em Paris. "Temos que nos preparar contra escolas de futebol diferentes, de outros continentes e características", afirmou o dirigente.
Ninguém, porém, deve esperar mudanças profundas na lista de convocados da seleção. Afinal, a manutenção da base vem sendo uma das marcas da seleção brasileira sob o comando de Tite.
Até agora, o treinador preferiu consolidar uma base, a ponto de 16 jogadores terem sido incluídos em todas as suas listas de convocados para as Eliminatórias. São eles: Alisson, Weverton, Daniel Alves, Fagner, Filipe Luís, Marcelo, Gil, Marquinhos, Miranda, Casemiro, Giuliano, Paulinho, Philippe Coutinho, Renato Augusto, Willian e Neymar.
Dificilmente eles não estarão nos quatro últimos compromissos do Brasil nas Eliminatórias, diante de Equador (31 de agosto, em casa), Colômbia
(4 de setembro, fora), Bolívia (5 de outubro, fora) e Chile
(9 de outubro, em casa), e também na Copa do Mundo na Rússia. (A.E.)
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.