O Londrina fechou a sua participação na primeira fase do Campeonato Paranaense com uma grande atuação e uma vitória convincente por 1 a 0 sobre o Coritiba, na noite de quarta-feira, no estádio do Café. Com os três pontos, o alviceleste terminou em quinto lugar, com 16 pontos, e vai enfrentar o J. Malucelli nas quartas de final. O Coxa ficou com a segunda posição e terá o Cascavel pela frente no mata-mata.
Londrina e Coritiba fizeram um primeiro tempo bem aberto e com chances para os dois lados. Logo nos primeiros minutos, os goleiros Cesar e Wilson tiveram que trabalhar para evitar a abertura do placar.
O alviceleste imprimiu um bom ritmo e pressionou em vários momentos. As melhores oportunidades foram em dois chutes perigosos do centroavante Paulo Rangel, que obrigaram o goleiro coxa-branca a duas grandes intervenções. O LEC assustou ainda em uma finalização de Ayrton e em um cabeceio de França.
Com um time cheio de reservas, mas jogando relaxado, já que entrou em campo classificado, o Coritiba também chegou perto do gol em cabeceio de Léo Santos, que Cesar salvou no ângulo e em um arremate do colombiano Filigrana.
A pressão alviceleste aumentou no segundo tempo, principalmente após a expulsão do atacante Léo Santos aos nove minutos. O técnico Claudio Tencati aproveitou um homem a mais em campo e colocou o time no ataque, com as entradas de Rafael Gava e Brandão. Com dois centroavantes, o gol não demorou a sair.
Paulo Rangel foi lançado na área e foi derrubado pelo lateral Carlinhos. Pênalti muito bem cobrado pelo capitão Germano, aos 24 minutos. Terceiro gol do volante no ano. Todos de pênalti.
Com um a menos o Coritiba não teve força de reação e o Londrina ainda teve chances de aumentar com Brandão, que continua sem marcar com a camisa alviceleste. "Foi muito importante esta vitória diante do Coritiba até para impormos respeito na nossa casa. O time ganha uma confiança a mais e agora é entrar ainda mais forte no mata-mata", afirmou o atacante Paulo Rangel.
O goleiro Wilson reconheceu a supremacia do Londrina, mas elogiou a atuação da equipe com um a menos. "Eles já vinham nos pressionando e depois da expulsão ficou pior. Apesar disso, fizemos um bom jogo até em razão de termos jogando com um time que nunca atuou junto", frisou. (Lucio Flavio Cruz/Grupo Folha)
Mata-mata terá Paraná e Atlético
A última rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense definiu os confrontos das quartas de final da competição. O mata-mata está agendado para começar no próximo fim de semana.
Porém, em razão do imbróglio jurídico envolvendo a escalação irregular ou não do atacante Getterson, do J. Malucelli, a competição pode ser suspensa. O Jotinha foi punido com a perda de 16 pontos, mas recuperou a pontuação no Pleno do TJD-PR. O caso agora vai para o STJD e Foz do Iguaçu, Rio Branco e Toledo já impetraram um pedido de liminar para que o campeonato não prossiga até o julgamento final.
Após os jogos desta última rodada, os confrontos são: Paraná (1º) x Atlético (8º); Coritiba (2º) x Cascavel (7º); Cianorte (3º) x Prudentópolis (6º) e J. Malucelli (4º) x Londrina (5º). Os quatro melhores colocados têm a vantagem de fazer a segunda partida em casa. Apesar da vitória, o PSTC terminou na última colocação, com oito pontos, e foi rebaixado ao lado do Toledo, que terminou em 11º. (L.F.C.)