Um dos espaços mais belos de Londrina está menos bonito. O Lago Igapó 2 foi alvo de vândalos nas últimas semanas. Eles destruíram lixeiras, postes, luminárias, passarelas e picharam o local. Parte dos objetos ainda foi arrancada e jogada na água. Azar das milhares de pessoas que visitam e usam o principal cartão-postal da cidade para atividades de lazer e física.
Morador do Parque Guanabara, zona sul, o aposentado Antônio Narciso de Souza, 80 anos, é um dos frequentadores mais tradicionais do Igapó, inaugurado em 1959. "Me lembro de quando ele foi inaugurado. Tudo aqui levou muito tempo para ser feito, muito trabalho dos operários", relatou ele, que sente tristeza ao ver tantos estragos. "Acredito que falta conscientização. Acredito que os vândalos agem durante a noite, após usarem drogas. Sempre há guardas municipais rondando o lago, mas os malandros se aproveitam da escuridão para atacar", disse o aposentado, que vai caminhar todos os dias no Igapó.
A situação está escancarada na Avenida Higienópolis. Uma passarela (deck de madeira) teve o piso danificado e oferece riscos aos pedestres. A estrutura da ponte sobre o lago também teve a lateral pichada. Um poste de madeira usado para a iluminação, mais precisamente ao lado da rádio Paiquerê AM, foi derrubado. No trajeto em volta do lago os pedestres encontram lixeiras arrancadas, deixadas sobre o gramado e até dentro da água. Uma outra passarela também está sem proteções laterais. Um visitante pode a qualquer cair e se afogar.
Após alguns meses sem visitar o Lago Igapó 2, a cabeleireira Marlei Pierolo se surpreendeu com tantos objetos danificados. "Fazia um bom tempo que não caminhava por aqui e, infelizmente, me surpreendi com tantos problemas. Uma pena", lamentou a cabeleireira. (Paulo Monteiro/NOSSODIA)
O aposentado Antônio Narciso de Souza não se conforma com o vandalismo
Reparar os danos
O núcleo de comunicação da Prefeitura adiantou que os órgãos responsáveis já foram comunicados e que a substituição e o reparo dos objetos danificados devem ocorrer em breve. O conserto de lâmpadas e postes estão no cronograma de atendimento da Sercomtel Iluminação. Sobre os problemas de ponte e passarela, o núcleo adiantou que o atendimento será realizado pela Secretaria municipal de Obras, enquanto que o reparo das lixeiras pela CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização). (P.M.)
Guarda estimula a participação da sociedade
O inspetor-geral da Guarda Municipal (GM), Angelo de Matos, revela que a região do Lago Igapó 2 recebe atenção diária dos agentes municipais, durante o dia e a noite. "Como em outras regiões e microrregiões de Londrina, a do Igapó 2 também possui patrulhamento 24 horas por dia dos guardas municipais. Inclusive há uma viatura destinada só para esta área", comentou Matos. Mesmo assim admite que a Guarda Municipal não tem condições de identificar todos os infratores que agem no local.
"Vale ressaltar a necessidade de participação e envolvimento da sociedade no combate aos atos de vandalismo registrados neste e em outros locais de Londrina. O infrator pode escapar do patrulhamento da GM, mas não dos olhos da população. Por isso a sociedade deve reforçar o nosso trabalho, ligando no 153 (telefone da GM) e denunciando as ações dos vândalos em nossa cidade", enfatizou o inspetor-geral. (P.M.)