Notícias

Educação social - Uma aula de amor e solidariedade

06 ago 2017 às 20:06

Com 13 anos de atuação, o Centro Educacional Marista Ir. Acácio contabiliza, de 2004 a 2017, média de atendimento a 5 mil crianças e adolescentes. Ao atuar em duas frentes, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o Ensino Médio Técnico Concomitante, a unidade comemora, sobretudo, o êxito de seu comprometimento com a sociedade.
Os desafios são muitos na instituição, que atende crianças e adolescentes de baixa renda. De acordo com os coordenadores, que formam uma equipe multidisciplinar, a proposta pedagógica é pensada de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolvendo os sentimentos de identidade, fortalecimento de vínculos familiares e incentivo à socialização e à convivência comunitária. "Nos projetos desenvolvidos são trabalhados os seguintes eixos: Expressão e Criatividade, Letramento, Habilidades para a Vida, Projeto de Vida, Direitos Humanos e Território", explica a Assistente Pedagógica Vanessa Farias de Souza. Coletividade e espaços abertos de participação, diferentes formas de aprendizagem, autonomia e liberdade, respeito às individualidades, currículo articulado com a vida e educação para a investigação e a sensibilidade estão presentes na proposta pedagógica. (Walkiria Vieira/NOSSODIA)

Investir no ser humano é valioso
De acordo com Vanessa, talvez um dos maiores desafios é conseguir fazer um trabalho efetivo de articulação com a família e outras políticas setoriais que realmente garantam a proteção integral dessa criança e desse adolescente. "E que consigam prevenir situações de riscos ou que os ajudem a superar as situações de vulnerabilidades vivenciadas". Em contrapartida, os resultado do trabalho se materializam. "Percebemos resultados significativos quanto aos dois serviços. É muito bom perceber a potência desses serviços na vida das crianças, adolescentes e suas famílias. O retorno à escola bem como a elevação do índice de escolaridade, diminuição na reprovação escolar, desenvolvimento pessoal e intrapessoal, pensamento crítico, visão globalizada e participação efetiva nos processos, comprometimento com o processo de aprendizagem, melhoria das relações familiares e sociais, participação nos planejamentos coletivos e decisões da Unidade; inserção no Mundo do trabalho e inserção em Cursos Profissionalizantes em nível Médio e Superior.
E os cuidados vão além. "No período da manhã as crianças e adolescentes tomam um café reforçado na entrada, no meio da manhã comem frutas da estação e ao final da manhã, para encerrar as atividades, almoçam antes de irem à escola. No período da tarde, crianças e adolescentes almoçam antes de iniciarem as atividades, no meio da tarde tomam um café da tarde reforçado com frutas da estação", narra. Ao caminhar pela unidade, um cartaz com nomes dos aniversariantes do mês e espaço para mensagens. "Essa ação é uma ação pastoral voltada a valorização da vida. Importante valorizar a vida daqueles que fazem nosso jardim florir a cada dia. O incentivo é que essa relação de respeito, amizade, coletividade façam parte da rotina, tanto dos colaboradores, quanto das crianças e adolescentes. Receber uma mensagem de carinho durante todo o mês com certeza ajuda a tornar o ambiente mais saudável, agradável e feliz", reflete". (W.V.)


Continue lendo