Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dificuldade enraizada - Problema a ser ‘podado’

Walkiria Vieira
NOSSODIA
22 jun 2017 às 14:54

Compartilhar notícia

Walkiria Vieira
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


É para a Sema (Secretaria de Meio Ambiente), que o cidadão recorre quando precisa fazer a poda ou erradicação de uma árvore que exige tal ação. Porém, há uma fila extensa para que o serviço seja realizado. De acordo com agrônomo e diretor de Operações da Sema, Marcus Vinicius Tersariol, atualmente são atendidos pedidos realizados no ano de 2010. "O cadastro de terceiros permanece aberto e acreditamos que vamos agilizar os atendimentos." O aposentado Sebastião dos Reis Martins, guarda o pedido documentado para a vistoria de uma árvore que fica na frente de sua casa. "Foi feito em 2013. A árvore está totalmente oca e tenho receio de que de uma hora para outra ela se parta e caia em uma carro ou pior, em uma criança, pois aqui é caminho de escola. Quando dá vendaval, dá mais medo ainda", admite. Para o aposentado, a tarefa de tomar para si o serviço é impossível. "Eu não tenho como pagar por isso e sei que quem for fazer tem que ser certinho. Precisa pegar a autorização, dar a destinação aos troncos e galhos, retirar o toco por completo e ainda fazer o replantio", explica.
Segundo o Diretor de Operações da Sema, é isso mesmo: "O serviço deve ser completo. Agora contamos com um arrancador de toco, fundamental para conclusão do serviço", enfatiza. O aposentado, por sua vez, considera que as equipes deveriam ser mais ativas. "Aqui no bairro a luz é fraca, as árvores chegam a alcançar os fios de energia e a poda deveria ser permanente", pensa.
O fato de os galhos terem atingido os fios de energia e a iluminação precária foram os motivos que fizeram o motorista Alex Rodrigo da Silva, 37 anos, tomar a iniciativa de podar a árvore que fica em frente a sua casa. "Do jeito que tava, virou um perigo." No dia de sua folga, ganhou o reforço do primo e encarou a frondosa. "A luz é muito fraca, não temos vizinho de frente e se for esperar pela Sema, é demorado demais". Silva avalia que um profissional cobraria não menos que R$500 pelo serviço. "É um serviço puxado. Eu comecei às 11 horas, já passa das 14 horas e ainda tenho muito o que fazer". Morador da zona norte, Fernando Moraes, 29 anos, reclama da lentidão da Sema nos atendimentos. "Aqui no bairro mesmo teve uma árvore que caiu recentemente em cima de um carro. Foi em um dia de chuva, na frente da igreja e o coitado nem tinha seguro. Ficou com um baita prejuízo. Detalhe, a árvore tinha pedido de corte", denuncia. "A da porta da minha casa está totalmente podre, já fiz pedido e só não corto porque periga de eu cair de lá e me machucar".

SERVIÇO
Para se cadastrar é preciso ter equipamento de qualidade como motosserra, caminhão, documentação e passar por um treinamento oferecido pela Sema. Fone: (43) 3372-4750. Para pedidos de poda ou erradicação, ligar para (43) 3372-4767.

Árvores cortadas no antigo mercado da JK
Todas as árvores do imóvel que abrigava o Mercadorama, na Avenida Juscelino Kubitschek, foram retiradas pelo novo ocupante do local, uma rede de supermercados que instalará uma nova unidade ali. De acordo com o diretor de Operações da Sema, Marcus Vinicius Tersariol, todo o serviço foi executado em conformidade com a lei e por meio de laudos. "Os proprietários da área particular solicitaram a avaliação. Foi feita uma a uma e eram árvores comprometidas. A mangueira estava em uma barranco, as 12 sibipirunas apresentavam cupim ou broca e o ficus benjamina é impróprio devido a seu sistema radicular, que pode chegar a 50 a 60 metros – com raízes que podem atingir canais", explicou. Tersariol esclareceu ainda que os novos proprietários da área farão um novo projeto para nivelar o local e em contrapartida à erradicação farão o replantio de 118 ipês brancos na JK. (W.V.)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas