A opção por não escalar o batedor oficial Germano para cobrar o segundo pênalti no jogo contra o Oeste na terça-feira (13) ainda intriga o torcedor alviceleste. A penalidade foi executada por Celsinho, que acabou chutando para fora e perdeu a chance de abrir 2 a 0 no placar para o Londrina. No fim, o time foi castigado com o gol de empate aos 43 minutos do segundo tempo.
A bronca maior da torcida é que Germano já havia cobrado bem o primeiro pênalti, mas acabou cedendo ao pedido do camisa 10. Foi o terceiro tropeço do LEC em quatro jogos no Estádio do Café. Dos 12 pontos disputados, a equipe somou apenas cinco. Desde que retornou ao clube em 2015, o capitão tem um aproveitamento espetacular nas cobranças de penalidades máximas. Em 2016 e 2017, Germano cobrou 11 pênaltis e teve 100% de acerto. Dos nove gols que fez na Série B do ano passado, seis foram da marca da cal. Este ano, marcou três no Paranaense e já anotou outros dois no Brasileiro. Por isso, quase que a totalidade dos pênaltis têm sido cobrados por ele.
Os números mostram que não faz bem ao Londrina abrir mão do seu cobrador principal. Na maioria das vezes, o substituto não acerta. Foi assim no Brasileiro da Série C, em 2015. O Londrina empatava em 0 a 0 com o Madureira e o lateral-direito Maicon se apresentou para bater a penalidade no segundo tempo. A torcida não perdoou o erro e o tropeço em casa e o lateral, sem ambiente, foi desligado do elenco nas semanas seguintes.
No Brasileiro do ano passado, Keirrison também desperdiçou um pênalti no empate em 1 a 1 com o Paraná Clube, no Café. Nestas últimas temporadas, o único que converteu uma cobrança com o capitão em campo foi o meia Rondinelly, no duelo com o Vila Nova, pela Série B de 2016. Mas, de forma equivocada, o árbitro do jogo invalidou a cobrança alegando invasão da área pelos jogadores e marcou apenas tiro de meta. Neste caso, a cobrança deveria ser batida novamente. Nos últimos anos, Germano só perdeu duas cobranças durante disputas de pênaltis após a igualdade dos placares em partidas de ida e volta. Nas quartas de finais de 2015, o capitão errou, mas o LEC conseguiu a classificação contra o Maringá no Estadual. Na Final do Interior do ano passado, Germano voltou a perder a cobrança após os 90 minutos na decisão contra o PSTC, no entanto, o Tubarão ficou com o título depois das penalidades.
A bronca maior da torcida é que Germano já havia cobrado bem o primeiro pênalti, mas acabou cedendo ao pedido do camisa 10. Foi o terceiro tropeço do LEC em quatro jogos no Estádio do Café. Dos 12 pontos disputados, a equipe somou apenas cinco. Desde que retornou ao clube em 2015, o capitão tem um aproveitamento espetacular nas cobranças de penalidades máximas. Em 2016 e 2017, Germano cobrou 11 pênaltis e teve 100% de acerto. Dos nove gols que fez na Série B do ano passado, seis foram da marca da cal. Este ano, marcou três no Paranaense e já anotou outros dois no Brasileiro. Por isso, quase que a totalidade dos pênaltis têm sido cobrados por ele.
Os números mostram que não faz bem ao Londrina abrir mão do seu cobrador principal. Na maioria das vezes, o substituto não acerta. Foi assim no Brasileiro da Série C, em 2015. O Londrina empatava em 0 a 0 com o Madureira e o lateral-direito Maicon se apresentou para bater a penalidade no segundo tempo. A torcida não perdoou o erro e o tropeço em casa e o lateral, sem ambiente, foi desligado do elenco nas semanas seguintes.
No Brasileiro do ano passado, Keirrison também desperdiçou um pênalti no empate em 1 a 1 com o Paraná Clube, no Café. Nestas últimas temporadas, o único que converteu uma cobrança com o capitão em campo foi o meia Rondinelly, no duelo com o Vila Nova, pela Série B de 2016. Mas, de forma equivocada, o árbitro do jogo invalidou a cobrança alegando invasão da área pelos jogadores e marcou apenas tiro de meta. Neste caso, a cobrança deveria ser batida novamente. Nos últimos anos, Germano só perdeu duas cobranças durante disputas de pênaltis após a igualdade dos placares em partidas de ida e volta. Nas quartas de finais de 2015, o capitão errou, mas o LEC conseguiu a classificação contra o Maringá no Estadual. Na Final do Interior do ano passado, Germano voltou a perder a cobrança após os 90 minutos na decisão contra o PSTC, no entanto, o Tubarão ficou com o título depois das penalidades.
‘Eles que decidem’
"O Celso é um dos batedores, assim como o (Jonatas) Belusso e treinam para isso. No momento, são eles que decidem entre eles", justificou o técnico Claudio Tencati em entrevista coletiva após o empate na noite de terça. "Na escala dos cobradores, o primeiro é o Germano, depois vem o Belusso e o Celso. Esta ordem pode ser invertida também. Eles estão autorizados a definir quem bate e, por isso, está certo o Celso cobrar porque os três são batedores", esquivou-se o treinador. Depois da partida, Germano não se manifestou sobre o assunto. Havia a expectativa que o volante fosse um dos escolhidos para a entrevista coletiva, o que não foi concretizado. (L.F.C.)
"O Celso é um dos batedores, assim como o (Jonatas) Belusso e treinam para isso. No momento, são eles que decidem entre eles", justificou o técnico Claudio Tencati em entrevista coletiva após o empate na noite de terça. "Na escala dos cobradores, o primeiro é o Germano, depois vem o Belusso e o Celso. Esta ordem pode ser invertida também. Eles estão autorizados a definir quem bate e, por isso, está certo o Celso cobrar porque os três são batedores", esquivou-se o treinador. Depois da partida, Germano não se manifestou sobre o assunto. Havia a expectativa que o volante fosse um dos escolhidos para a entrevista coletiva, o que não foi concretizado. (L.F.C.)
Reginaldo pode ganhar vaga
Apesar da maratona de jogos na Série B, o técnico Claudio Tencati deve manter a formação para o confronto contra o CRB, no sábado (17). Lucas Ramon, que cumpriu suspensão diante do Oeste, não tem o retorno garantido na lateral-direita, já que o estreante Reginaldo foi bem e deve seguir entre os titulares. "A estreia foi muita positiva. Ganhamos um equilíbrio pelo lado direito também. Marcou bem, saiu para o jogo e teve este ‘time’ certo para ir ao ataque e ficar atrás", elogiou Tencati.
A preocupação maior é com o desgaste do meia Celsinho, que após um período no departamento médico, fez duas partidas seguidas e não teve tempo suficiente para se recondicionar fisicamente. Até em razão disso acabou sendo substituído antes da metade do segundo tempo na última partida. "Isso já estava previsto e deve ocorrer novamente no sábado. Mas, como o prazo de recuperação até lá é maior, a tendência é pela repetição da escalação. Já para o jogo com o Criciúma, na terça (20), podemos rever algumas situações, principalmente com quem está retornando de lesão", afirmou o treinador.
O time deve ir a campo no Rei Pelé com César; Reginaldo, Silvio, Matheus e Ayrton; Germano, Jardel e Celsinho; Artur, Jonatas Belusso e Marcinho. O LEC treina na tarde desta quinta (15) no CT e embarca para Maceió na madrugada de sexta-feira (16). (L.F.C.)
Apesar da maratona de jogos na Série B, o técnico Claudio Tencati deve manter a formação para o confronto contra o CRB, no sábado (17). Lucas Ramon, que cumpriu suspensão diante do Oeste, não tem o retorno garantido na lateral-direita, já que o estreante Reginaldo foi bem e deve seguir entre os titulares. "A estreia foi muita positiva. Ganhamos um equilíbrio pelo lado direito também. Marcou bem, saiu para o jogo e teve este ‘time’ certo para ir ao ataque e ficar atrás", elogiou Tencati.
A preocupação maior é com o desgaste do meia Celsinho, que após um período no departamento médico, fez duas partidas seguidas e não teve tempo suficiente para se recondicionar fisicamente. Até em razão disso acabou sendo substituído antes da metade do segundo tempo na última partida. "Isso já estava previsto e deve ocorrer novamente no sábado. Mas, como o prazo de recuperação até lá é maior, a tendência é pela repetição da escalação. Já para o jogo com o Criciúma, na terça (20), podemos rever algumas situações, principalmente com quem está retornando de lesão", afirmou o treinador.
O time deve ir a campo no Rei Pelé com César; Reginaldo, Silvio, Matheus e Ayrton; Germano, Jardel e Celsinho; Artur, Jonatas Belusso e Marcinho. O LEC treina na tarde desta quinta (15) no CT e embarca para Maceió na madrugada de sexta-feira (16). (L.F.C.)