A demora na entrega da obra do Terminal Urbano de Cambé fez a estrutura inacabada na região central da cidade ganhar apelido: "Esqueleto Verde". A ordem de serviço para a construção foi assinada ainda no início do ano passado. A previsão de entrega era de seis meses, porém, com mais de um ano desde o seu início, o parador de ônibus ainda não pode ser usado para a comunidade embarcar.
O espaço poderá atender linhas metropolitanas de Rolândia, Londrina e Ibiporã. Segundo o projeto inicial da obra, a construção, de 566 m², estaria orçada em R$ 768, 8 mil. O novo terminal é construído em um terreno concedido pela União. O espaço poderá ter banheiros masculino e feminino, adaptados para deficientes físicos, piso tátil para deficientes visuais, além de rampas de acesso para cadeirantes.
"É um esqueleto verde", comenta o aposentado Antônio Vilar Sanches. "Por que demoram tanto para entregar isso aí? Não é uma obra tão grande?", questiona ele. "Essa obra já passou de um ano e ainda não temos a certeza de quando um ônibus vai parar nesse lugar", lamenta o aposentado. "Enquanto isso, as pessoas continuam sofrendo naquela parada velha de ônibus [na rua Otto Gaertner], em frente ao prédio da Prefeitura", dispara Sanches.
Diane Sales, que trabalha de atendente em um lanchonete próxima ao futuro terminal, revela que a obra está parada há pelo menos 14 dias. "Esta construção está parada. Faz mais de duas semanas que ninguém da Prefeitura aparece", afirma a jovem. Na época, no início de 2016, o prefeito [João Pavinato] anunciou que a obra do terminal ficaria pronta até o fim do ano", relembra Diane. O guardador de veículos, Éder Dogler, confirma a paralisação e ressalta que o projeto está "retrocedendo". "Instalaram e depois retiraram parte dessa estrutura de metal, que era para suportar parte do telhado", conta ele, mostrando as vigas de metal deixadas no fundo da construção. (Paulo Monteiro/NOSSODIA)
Município pressiona empreiteiras
A reportagem também ouviu o secretário municipal de Planejamento de Cambé, Mário Vander Martins. "Não posso afirmar se vai ser possível, mas a intenção é que tudo esteja pronto até o final do mês de outubro de 2017. As empresas responsáveis pela obra estão encontrando dificuldades para dar continuidade ao trabalho, principalmente para finalizar o setor de cobertura do terminal", adianta o secretário, que também é engenheiro. "Estamos pressionando as empreiteiras envolvidas para que agilizem o processo de construção", salienta ele.
Sobre o prazo para a conclusão da obra, o secretário ressalta que o contrato foi prorrogado. "O contrato ainda está em vigência, foi prorrogado. Mas ressalto que não se trata de uma questão financeira. O recurso [R$ 768,8 mil] ainda é o mesmo e próprio da administração municipal", reforça Martins. Sobre a atual parada de ônibus metropolitano, localizada na rua Otto Gaertner, em frente ao prédio da Prefeitura de Cambé, o secretário de planejamento informa que ela será desativada e a passagem de ônibus transferida para a rua Pará. (P.M.)