Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ESQUELETO VERDE

DEMORA - Comunidade cobra entrega de terminal

23 ago 2017 às 21:09

Compartilhar notícia

Fotos: Paulo Monteiro
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A demora na entrega da obra do Terminal Urbano de Cambé fez a estrutura inacabada na região central da cidade ganhar apelido: "Esqueleto Verde". A ordem de serviço para a construção foi assinada ainda no início do ano passado. A previsão de entrega era de seis meses, porém, com mais de um ano desde o seu início, o parador de ônibus ainda não pode ser usado para a comunidade embarcar.
O espaço poderá atender linhas metropolitanas de Rolândia, Londrina e Ibiporã. Segundo o projeto inicial da obra, a construção, de 566 m², estaria orçada em R$ 768, 8 mil. O novo terminal é construído em um terreno concedido pela União. O espaço poderá ter banheiros masculino e feminino, adaptados para deficientes físicos, piso tátil para deficientes visuais, além de rampas de acesso para cadeirantes.
"É um esqueleto verde", comenta o aposentado Antônio Vilar Sanches. "Por que demoram tanto para entregar isso aí? Não é uma obra tão grande?", questiona ele. "Essa obra já passou de um ano e ainda não temos a certeza de quando um ônibus vai parar nesse lugar", lamenta o aposentado. "Enquanto isso, as pessoas continuam sofrendo naquela parada velha de ônibus [na rua Otto Gaertner], em frente ao prédio da Prefeitura", dispara Sanches.
Diane Sales, que trabalha de atendente em um lanchonete próxima ao futuro terminal, revela que a obra está parada há pelo menos 14 dias. "Esta construção está parada. Faz mais de duas semanas que ninguém da Prefeitura aparece", afirma a jovem. Na época, no início de 2016, o prefeito [João Pavinato] anunciou que a obra do terminal ficaria pronta até o fim do ano", relembra Diane. O guardador de veículos, Éder Dogler, confirma a paralisação e ressalta que o projeto está "retrocedendo". "Instalaram e depois retiraram parte dessa estrutura de metal, que era para suportar parte do telhado", conta ele, mostrando as vigas de metal deixadas no fundo da construção. (Paulo Monteiro/NOSSODIA)

Cadastre-se em nossa newsletter


Estrutura de metal chegou a ser erguida, mas foi desmontada e peças foram deixadas ao lado da obra

Município pressiona empreiteiras
A reportagem também ouviu o secretário municipal de Planejamento de Cambé, Mário Vander Martins. "Não posso afirmar se vai ser possível, mas a intenção é que tudo esteja pronto até o final do mês de outubro de 2017. As empresas responsáveis pela obra estão encontrando dificuldades para dar continuidade ao trabalho, principalmente para finalizar o setor de cobertura do terminal", adianta o secretário, que também é engenheiro. "Estamos pressionando as empreiteiras envolvidas para que agilizem o processo de construção", salienta ele.
Sobre o prazo para a conclusão da obra, o secretário ressalta que o contrato foi prorrogado. "O contrato ainda está em vigência, foi prorrogado. Mas ressalto que não se trata de uma questão financeira. O recurso [R$ 768,8 mil] ainda é o mesmo e próprio da administração municipal", reforça Martins. Sobre a atual parada de ônibus metropolitano, localizada na rua Otto Gaertner, em frente ao prédio da Prefeitura de Cambé, o secretário de planejamento informa que ela será desativada e a passagem de ônibus transferida para a rua Pará. (P.M.)

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas