Os medalhistas olímpicos de vôlei Giba e Elisângela lançaram nesta quarta-feira (6) em Londrina o projeto Formando Campeões, que tem como objetivo atender 500 crianças entre 10 e 19 anos em quatro polos. Inicialmente o programa vai funcionar com duas unidades: no Complexo Esportivo do Maria Cecília (zona norte) e no Colégio Estadual Vicente Rijo.
Revelada no Londrina Country Club, Elisângela contou que este projeto de formação esportiva e social é a realização de um sonho, que surgiu ainda quando era jogadora e começou a ser concretizado há dois anos. "É uma forma de retribuir tudo aquilo que o vôlei me deu. Queremos cuidar primeiro do lado social e depois partir para o alto rendimento", afirmou a campeão pan-americana e medalhista de bronze na Olimpíada de Sidney (2000).
A londrinense revelou que o Formando Campeões começa apenas com recursos do Fundo Especial de Incentivo a Programas Esportivos (Feipe) da Fundação de Esportes de Londrina (FEL). O próximo passo é buscar recursos no Ministério do Esporte e junto ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA). "Há uma carência muito grande de projetos sociais na cidade. Vamos começar atendendo entre 150 e 200 crianças e já apresentamos o nosso projeto para várias empresas, que podem ser nossas parceiras através da lei de incentivo", apontou. (Lucio Flavio Cruz/Grupo Folha)
Projeto Gibinha
Para ainda dar mais visibilidade ao trabalho, Elisângela convidou o seu amigo e conterrâneo Giba, que vai agregar ao programa o Projeto Gibinha, uma iniciativa do campeão olímpico que leva a atividade física como uma forma de combater a obesidade infantil. Atualmente há dois polos em Araucária e Matão (SP), onde são atendidas crianças de 6 a 15 anos.
"O meu projeto não visa o rendimento, mas a saúde. Quando a Lili (Elisângela) me convidou percebi que podíamos unir as duas ações. Com certeza aqueles que mostrarem aptidão no meu projeto serão trazidos para cá", frisou o octacampeão da Liga Mundial. "Sinto muito orgulho em ser londrinense e ainda mais feliz em saber que a cidade recebeu de braços abertos um projeto como este". (L.F.C.)
Como será
O Formando Campeões será administrado pela Associação Desportiva Pro Sport (Adeps) e contará com vários treinadores e professores de Londrina, além de uma equipe multidisciplinar. José Marcos Medeiros, 17 anos, joga vôlei de areia há dois anos no aterro do lago Igapó e agora terá a oportunidade de jogar pela primeira vez na quadra.
"Acredito que muita coisa que uso na areia vou poder colocar em prática na quadra. Será uma grande oportunidade e abre uma nova possibilidade para o futuro", afirmou o morador do conjunto Cabo Frio, na zona norte.
O projeto londrinense vai contar com vários atletas de Telêmaco Borba, que participavam de um programa de formação na cidade dos campos gerais e que acabou sendo extinto por falta de recursos. "Acredito que aqui teremos mais estrutura e condições para melhorar o nível do jogo. E estar em um projeto da Elisângela e do Giba nos inspira muito por tudo aquilo que eles conseguiram na carreira", contou Candra Patino, 15 anos. (L.F.C.)
Reinauguração
O lançamento do Formando Campeões foi também o palco para a reinauguração do Centro Esportivo do Maria Cecília. De acordo com a FEL, foram feitas melhorias no ginásio, nos banheiros e o campo de futebol suíço ainda está sendo reformado. Haverá também a construção de uma quadra de areia para futebol e outra para voleibol, além de uma mini pista de atletismo para a iniciação esportiva. As piscinas estão sendo utilizadas para aulas de natação e hidroginástica.
"O que nós queremos é trazer visibilidade para o Maria Cecília. Por isso este projeto da Elisângela é fundamental, assim como as outras atividades que estamos trazendo para cá. Queremos com estas ações trazer toda a comunidade da região aqui para dentro e com isso vamos conseguir conservar este espaço também", comentou o presidente da FEL, Fernando Madureira. (L.F.C.)