Londrina registrou queda no índice do Liraa (Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti). A terceira edição do levantamento, divulgada na manhã de quarta-feira (23), apontou índice de infestação predial médio de 0,5%, considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde. A cada 100 imóveis vistoriados na cidade, foram encontrados focos em menos de um. O segundo Liraa, divulgado em abril, foi de 5,3%. No inverno de 2016, o índice foi ainda mais baixo, 0,3%, o que não impediu uma epidemia da doença nos meses subsequentes. Houve expressiva redução no número de casos, foram 31 registros nesta edição da pesquisa, ante mais de cinco mil no ano passado.
O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, alertou que o levantamento foi feito antes das chuvas intensas dos últimos dias. "Temos focos do mosquito, insetos voando e vírus em circulação. A população não pode deixar de fazer a limpeza dos quintais para evitar nova epidemia no verão", diz, se referindo ao mosquito transmissor de doenças como dengue, zika vírus e febre chikungunya.
O maior índice de infestação foi na região leste, mas o bairro com mais focos foi na região Sul. Na localidade Chácara São Miguel, foram encontrados focos em 11,11% dos imóveis. De 20 de setembro a 27 de outubro, a secretaria de Saúde retoma a campanha de vacinação contra a dengue em jovens de 15 a 27 anos. Serão vacinados apenas aqueles que precisam tomar a 2a ou a 3a dose. Quem nunca tomou a vacina não será contemplado nesta campanha, mas pode se imunizar no ano que vem. (Carolina Avansini/Grupo Folha)
O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, alertou que o levantamento foi feito antes das chuvas intensas dos últimos dias. "Temos focos do mosquito, insetos voando e vírus em circulação. A população não pode deixar de fazer a limpeza dos quintais para evitar nova epidemia no verão", diz, se referindo ao mosquito transmissor de doenças como dengue, zika vírus e febre chikungunya.
O maior índice de infestação foi na região leste, mas o bairro com mais focos foi na região Sul. Na localidade Chácara São Miguel, foram encontrados focos em 11,11% dos imóveis. De 20 de setembro a 27 de outubro, a secretaria de Saúde retoma a campanha de vacinação contra a dengue em jovens de 15 a 27 anos. Serão vacinados apenas aqueles que precisam tomar a 2a ou a 3a dose. Quem nunca tomou a vacina não será contemplado nesta campanha, mas pode se imunizar no ano que vem. (Carolina Avansini/Grupo Folha)