Notícias

Cidadania - Da sala de aula para o dia a dia

20 abr 2017 às 08:49


Paralelamente às atividades curriculares, educadores se empenham para oferecer algo a mais na formação dos alunos da Escola Municipal Carlos Dietz, região oeste de Londrina. A iniciativa da diretora da unidade escolar, Vânia Isabeli Talarico Freitas da Costa, juntamente com os conselheiros escolares e a Associação de Pais e Mestres, saiu do papel para a rotina de 340 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. Ao todo, 12 turmas, dos períodos matutino e vespertino, com idades de 6 a 12 anos, experimentam o resgate de valores e cidadania, objetivo principal do projeto. "Estamos em um momento em que nossos representantes mostram falta de ética e muitos que estão no poder só pensam no próprio bem e se aproveitam da condição para fazer de um cargo ou função, meio de vida – e isso não é uma atitude coerente dentro da cidadania", reforça. "Nossa proposta é promover uma reflexão não só acerca do cenário político, mas também sobre os deveres dos cidadãos, as funções da lei e valores que devem ser cultivados em sociedade", explica.
Em recente atividade, agentes da Guarda Municipal participaram de um encontro com os alunos. Na ocasião, os temas intolerância e bullyng foram abordados de forma aberta, permitindo a livre expressão. "As crianças viram na proposta uma oportunidade para revelarem questões do dia a dia e, por meio de exemplos, situações que já viveram tanto na escola como em outros ambientes e colocaram seus sentimentos sobre os temas", explica a diretora. Com 27 anos de experiência na área da Educação, Vânia reconhece que o investimento para pais e educadores é valioso. "Os alunos levam o assunto para casa, conversam com os pais e responsáveis e dentro de um contexto real e com o trabalho em conjunto, é possível acreditar no exercício da cidadania.

Caixa de perguntas: um caminho para o diálogo
Ao integrar educadores, educandos e parceiros em um projeto aberto à discussão e à troca de conhecimento, a diretora notou também que os alunos se aproximaram da direção e perceberam que a aproximação é importante e enriquecedora. "A relação fica humanizada e ficam à vontade, se sentem seguros com a interação. Quando a figura distante e associada ao rigor entra em uma roda de conversa, os alunos mudam o seu olhar", considera a educadora. "Assuntos como bondade, violência serão tema de discussão futura e, com o uso de uma caixa de perguntas, abriremos espaço para expor dúvidas, o entendimento que possuem sobre, assim como expor seus sentimentos". Na sequência do projeto, outras ferramentas de trabalho servirão para conduzi-lo. Filmes, músicas jornais, materiais recicláveis também compõem o projeto.(W.V.)


Continue lendo