Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Automobilismo - Alunos exemplares

05 mar 2017 às 20:14

Compartilhar notícia

Fábio Alcover
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As atividades formativas para a maioria dos estudantes se encerraram na última sexta-feira. Mas para crianças que participam do projeto Bom Aluno em Londrina a manhã do último sábado foi reservada para um teste bastante concorrido. Elas trocaram a sala de aula pela pista do kartódromo da cidade e passaram por uma avaliação realizada pela Federação Paranaense de Automobilismo com o objetivo de obter a carteira de piloto que permitirá a participação em campeonatos regionais e nacionais da modalidade.
"Criamos esse projeto há um ano e meio com o objetivo de incentivar a formação de novos pilotos de kart em Londrina. Escolas públicas e privadas da cidade podem participar das atividades indicando alunos que se destacam pelas boas notas e bom comportamento dentro da sala de aula", explica Samuel Júnior, coordenador do projeto Bom Aluno e integrante Associação dos Kartistas de Londrina e Região.
Segundo ele, a ideia surgiu devido à escassez de pilotos da categoria mirim dentro da região metropolitana de Londrina. "Essa categoria é composta por crianças na faixa etária de 7 a 9 anos e há dois anos não tínhamos pilotos com essa idade. Agora já temos 15 participantes. Como o kart é a porta de entrada para o mundo automobilístico, através dele pretendemos formar novos pilotos para, quem sabe, futuramente disputar campeonatos profissionais", ressalta. (Marcos Roman/Grupo Folha)

Cadastre-se em nossa newsletter

Adrenalina que vicia
O londrinense Pedro Saderi, 20 anos, passou por essa experiência e garante que vale a pena. "Entrei no kart com 11 anos e não pretendo sair nunca mais. Em 2012 fui campeão paranaense de kart e campeão da copa sul. Também já fui vice-campeão sul brasileiro por duas vezes. A gente acaba se viciando na adrenalina do esporte. Sou apaixonado pelo automobilismo", ressalta o piloto, que no momento está afastado das pistas para tratar de uma hérnia de disco.
Já o gestor de tecnologia Edson Domingues adotou o kart como hobbie há dois anos e acabou tendo como companheiro de esporte o filho Pedro, 9, que pratica o esporte desde o ano passado pelo projeto Bom Aluno. "A gente vem pro kartódromo todos os finais de semana. A mãe dele fica meio apreensiva, mas eu acho que um esporte seguro. E a gente acaba se divertindo juntos", destacou.
Apesar do medo de acidentes, o técnico de antenas Sebastião Machado tem incentivado o filho Danilo, 7 anos, a continuar com as aulas de kart. "A gente vê crianças tentando controlar uma máquina e fica com receio. Mas acompanhando de perto o medo começa a diminuir. No fundo é uma grande diversão", enfatizou o pai. "O kart é muito legal. Quero continuar correndo e melhorar cada vez mais, mas ainda não sei se um dia me tornarei piloto profissional", adianta o filho.
Das 15 crianças que passaram pela avaliação no último final de semana, 12 conseguiram obter a carteira de piloto de kart. De acordo com dados da Federação Paranaense de Automobilismo, o Paraná possui atualmente 12 pistas de kart e é o estado com maior número de pilotos da modalidade no País. "Temos 350 pilotos filiados no Estado. Em segundo lugar vem São Paulo, com cerca de 300; e o Rio Grande do Sul, com aproximadamente 200. O Paraná tem maior representatividade na área justamente por incentivar a formação de novos pilotos pelo interior do estado, ao contrário de outras regiões que acabam concentrando as atividades apenas nas capitais", argumenta Rubens Gatti. (M.R.)

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas