Notícias

Artilheiro no tribunal - Na mira do STJD

03 ago 2017 às 09:44


A expulsão de Jonatas Belusso após o jogo contra o América Mineiro pode custar caro ao artilheiro da Série B. O árbitro da partida relatou que o atacante alviceleste o xingou ainda no gramado da Arena Independência e por isso recebeu direto o cartão vermelho. Foi a segunda expulsão do centroavante no Campeonato Brasileiro.
Ao lado de outros jogadores do LEC, Belusso se dirigiu ao trio de arbitragem após o apito final e reclamou acintosamente a respeito da atuação do árbitro cearense Luiz César de Oliveira Magalhães. O Londrina criticou a atitude de Magalhães ao anotar um pênalti para o time mineiro no primeiro tempo. Antes de confirmar a penalidade, o árbitro havia marcado apenas escanteio e após muita reclamação do jogadores do América, o juiz consultou o auxiliar e voltou atrás na marcação.
"O atleta Jonatas Belusso dirigiu-se à equipe de arbitragem com o intuito de contestar as decisões tomadas durante a partida, juntamente dessas contestações, proferiu os seguintes dizeres: "vai se f... c...,seu m...", relatou o árbitro na súmula.
Pelas ofensas, Belusso pode ser denunciado em dois artigos do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva). No 243-F, que fala de ofensa a honra, e tem punição de quatro a 12 jogos, e no artigo 258 parágrafo segundo, que trata sobre desrespeito a ética esportiva, com pena que pode variar de uma a seis partidas.
"Na maioria dos casos semelhantes a este, a denúncia é feita no artigo 258. Pode até ser denunciado no 243, mas é pouco provável que seja condenado por ofensa a honra", explicou o advogado do Londrina, Eduardo de Vargas Neto.

Reincidente
Jonatas Belusso já havia sido expulso na vitória de 3 a 1 sobre o Luverdense. Na ocasião, o atacante recebeu um amarelo por reclamação, continuou falando com o árbitro e ganhou o cartão vermelho. Foi denunciado no artigo 258, mas foi apenas advertido pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). "O árbitro relatou que o Belusso havia batido palma de forma irônica e nós mostramos que não foi uma atitude desrespeitosa. Como ele foi advertido agora não é mais possível uma nova advertência. Ou ele é absolvido ou condenado", frisou Vargas. "Claro que esta reincidência será levada em conta pelos auditores em um segundo julgamento".
A atitude do camisa 9 também não agradou ao técnico Claudio Tencati, que prometeu cobrar uma postura diferente do atacante. "Houve uma conversa no vestiário e haverá outra em Londrina. Este tipo de reclamação não resolve e por isso eu fui lá para tirar os jogadores. Ele acabou esbravejando mais e foi expulso", lamentou. "Isso não pode acontecer já que o prejuízo é nosso. O árbitro interferiu no jogo? Sim, mas nós que perdemos o artilheiro e um jogador importante para uma partida decisiva. Que sirva de aprendizado para todos". O LEC recebe o Vila Nova, terceiro colocado, na segunda-feira (7), no Café, às 20h. (L.F.C.)

Primeira Liga
A Primeira Liga confirmou para o dia 30 de agosto, às 19h30, o jogo entre Londrina e Fluminense pelas quartas de final da competição. O confronto será em partida única no estádio do Café, já que o LEC foi o primeiro colocado do seu grupo, com 100% de aproveitamento – três jogos e três vitórias.
De acordo com o regulamento, se houver empate no tempo normal, a definição do classificado acontece nos pênaltis. Os outros confrontos são Internacional x Atlético Mineiro, Cruzeiro x Grêmio e Flamengo x Paraná. Se o LEC avançar, enfrenta na semifinal o ganhador de Cruzeiro e Grêmio.


Continue lendo