Notícias

ALUNOS SEM AULA - Vândalos furtam fios elétricos de escola

03 ago 2017 às 10:02
Os alunos da Escola Municipal Eugênio Brugin, Conjunto São Lourenço, na zona sul de Londrina, foram dispensados das aulas na manhã de quarta-feira, depois de fios de energia elétrica terem sido furtados durante a madrugada. Esta foi a segunda vez que a unidade escolar foi vítima da ação de bandidos nesta semana, outra invasão aconteceu no domingo. Além disso, um outro furto de fiação foi registrado no local na semana passada, deixando alunos sem merenda e provocando curto-circuito em equipamentos eletroeletrônicos. A diretora da escola, Joselita Marques Fritz, conta que foi avisada de manhã pela Guarda Municipal de que as imagens de monitoramento haviam desaparecido. "Quando cheguei, a escola estava sem energia elétrica. Furtaram os cabos que ligam ao poste externo. Com as salas escuras, tive de dispensar os alunos, não era possível dar aula." Ela acrescenta que o local foi alvo de arrombamento 12 vezes neste ano.
Na semana anterior, o furto de fios no interior da unidade provocou a ligação de corrente 220 volts que danificou freezer e geladeira que guardavam alimentos para a alimentação dos estudantes, além de computador, televisor e dois micro-ondas adquiridos pelos próprios professores que levam seu almoço para a escola.
A escola Eugênio Brugin atende 614 alunos em 13 turmas que vão do pré até o quinto ano, além de duas turmas noturnas para Educação de Jovens e Adultos (EJA). A dispensa desta quarta-feira (2) enviou cerca de 300 estudantes para casa. De acordo com ela, as escolas municipais de Londrina tornaram-se alvos de vândalos neste ano, com um registro de vandalismo a cada dois dias no primeiro semestre. "Quase todos os dias, diretores e equipes chegam e encontram algum tipo de sinal de invasão. Se não há furto, há lixo revirado, há sinais de tentativa de arrombamento. Quem passou por isso, diz que é uma sensação de violação terrível."

Continue lendo