Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Alerta aos idosos

20 set 2017 às 22:31

Compartilhar notícia

Walkiria Vieira
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma tarde festiva. Foi assim para os 450 idosos que participaram do baile "Olhe, Dance e Sinalize", organizado pela CMTU (Companhia Municipal de de Trânsito e Urbanização) em parceria com a FEL (Fundação de Esportes de Londrina), as secretarias municipais de Saúde e Assistência Social e o Sesc. A atividade faz parte de programação da Semana Nacional do Trânsito, é direcionada para pessoas acima de 60 anos e foi realizada no ginásio de esportes Moringão. Os grupos Kotobuki e Nakayashi fizeram apresentações se coube ao grupo Terceira Geração mostrar o rap que os idosos mesmo fizeram. Em um dos versos ensina: "Não precisa correr, nem se apressar, devagar também se chega a todo lugar, qualquer acidente, você deve evitar".
No Placar do Trânsito, divulgado na terça-feira (19), pela CMTU, entre janeiro e agosto deste ano, 59 pessoas morreram nas ruas, avenidas e rodovias de Londrina. Foram 25 motociclistas, 17 pedestres e 17 condutores ou ciclistas. O número é 9% menor do que o registrado no mesmo período de 2016, quando foram contabilizados 65 óbitos. Com duas mortes, o mês de agosto foi o menos violento no ano para o trânsito local. Quatorze mortos tinham mais de 60 anos, sendo que 10 delas morreram atropeladas.
De acordo com o Coordenador de Educação no Trânsito da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro, o número de acidentes envolvendo idosos vem crescendo ano a ano, infelizmente. "A população está envelhecendo, muitas pessoas migraram do campo para a cidade grande por vontade, outras para viver na companhia dos filhos e não estão habituados a um trânsito tão intenso. Somado a isso, o corpo já não responde como antes, há limitações comuns à idade e, por isso, temos que trabalhar a prevenção", explica.
Dona Hilda Neves, 78 anos, ainda se recupera de um acidente de trânsito. "Tive até que colocar pino. Ainda sinto muita dor, estou sofrendo, mas não deixo de dançar porque isso me deixa muito feliz". Na companhia do marido, o aposentado Lúcio Neves, 65, aproveitou as orientações e o baile. "Seguimos a programação de bailes na região. Isso nos faz bem e no dia do acidente, 14 de março desse ano, ela estava na porta de casa, foi pega por uma moto na calçada. Temos que ficar com os olhos e ouvidos atentos", alerta o marido. (Walkiria Vieira/NOSSODIA)

Cadastre-se em nossa newsletter

Atenção nunca é demais
Ciente da necessidade de reforçar a atenção dos idosos no trânsito, o gerente de articulação comunitária da Secretaria do Idoso, Cleir Brandão, ampliou a atividade com orientações voltadas para a terceira idade. "Trouxemos testes de glicemia, aferição de pressão e informações sobre saúde bucal, auditiva e visual para que o evento seja não só bonito, mas atrativo e informativo." Brandão ainda destacou o papel da Secretaria do Idoso na educação do trânsito. "Temos placas de trânsito aqui por todo o Moringão e durante o percurso, quando estavam nos ônibus a caminho do evento, os estagiários o fizeram observar todo o movimento da cidade com um olhar mais cuidadoso", conta. (W.V.)

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas